Na contramão da queda do mercado automotivo em geral, as vendas de automóveis e comerciais leves importados novos em maio cresceram 24,8% ante abril e avançaram 13,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, divulgou na manha desta quarta-feira, 10, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).
Em maio deste ano, as 28 marcas associadas à entidade emplacaram 8.422 unidades, mais do que as 6.748 unidades vendidas em abril e do que as 7.431 comercializadas em maio do ano passado. Com a melhora no mês passado, a venda de veículos importados no Brasil diminuiu a intensidade da queda no acumulado do ano para 14% até maio, número abaixo dos 20,1% registrados até abril.
Em nota, o presidente da Abeifa, Marcel Visconde, avaliou que o resultado isolado de maio sinaliza uma “pequena recuperação”, mas ponderou que o desempenho foi impulsionado pelas vendas de modelos que tiveram boa aceitação no mercado, recém-lançados por concessionárias associadas à entidade que iniciaram a produção no País.