A Celesc, distribuidora de energia responsável pelo fornecimento de Santa Catarina, informou nesta sexta-feira, 27, que um curto-circuito na subestação Trindade, ocorrido às 23h16 da noite de ontem, foi o responsável pelo apagão que atingiu 38.937 unidades consumidoras na Ilha de Santa Catarina. O serviço foi restabelecido duas horas depois para 75% dos casos. Após às 3h da madrugada o serviço já estava operando normalmente.
De acordo com a companhia, as suspeitas preliminares sugerem que o curto-circuito tenha sido provocado por um gambá encontrado morto no local. “Esse tipo de ocorrência é pouco frequente em subestações, em virtude das medidas de proteção adotadas, mas a hipótese não pode ser descartada”, descartou a companhia em nota. A análise sobre o ocorrido continua nesta sexta-feira.
O incidente afetou os bairros de Itacorubi, Santa Mônica, Trindade, Pantanal, Córrego Grande, Saco dos Limões, Lagoa da Conceição, Costeira e José Mendes, segundo a Celesc. Ao todo, 10 circuitos alimentadores foram desligados pelo sistema de autoproteção da subestação. O curto-circuito não provocou nenhuma vítima, tampouco a explosão de equipamentos.