A rodovia Fernão Dias registrou 52% de redução no número de fatalidades no trecho entre Contagem (MG) e Guarulhos. Com isso, alcançou a meta da ONU para um trânsito mais seguro, que previa a redução mínima de 50% das fatalidades no trânsito ao longo da década.
Segundo a Arteris Fernão Dias, concessionária da via, foram investidos mais de R$ 2,6 bilhões e 220 campanhas voltadas à segurança no trânsito foram realizadas desde 2008. Somente de 1º de janeiro a 8 de março desse ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a Fernão Dias registrou nova queda de 38% nas fatalidades e redução de 25% dos acidentes.
“Além dos investimentos, aderimos ao Pacto Global e renovamos o compromisso com a Década de Ação para Segurança no Trânsito até 2030. Acreditamos que consolidar nossa estratégia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU possui um reflexo direto na prestação de serviço”, explica Márcia Fragoso Soares, diretora de operações da Arteris Fernão Dias
Década de investimentos e iniciativas
Em 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, que previa a redução pela metade dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito, entre 2011 e 2020. A Arteris aderiu voluntariamente ao pacto desde sua criação, e agora o fez novamente até 2030.