Em nota divulgada nesta segunda-feira, 19/4, o Sincoverg ameaça paralisar o transporte em Guarulhos nesta terça-feira, 20. Os trabalhadores reivindicam a inclusão dos trabalhadores do setor no grupo prioritário da vacina contra o coronavírus.
Na publicação, o sindicato se diz alinhado com outros setores do transporte público e afirma que a greve sanitária atingirá outros meios de locomoção caso o governo do estado não atenda ao pedido da categoria.
A paralisação dos trabalhadores pode durar, segundo o documento, pelo menos 24 horas. “Os profissionais estão entre os mais expostos ao vírus em suas atividades profissionais, atuam na linha de frente da Covid e não pararam suas atividades um só momento durante toda a pandemia”, argumenta a nota.
“Os trabalhadores do setor enfrentam altos índices de contaminação pelo vírus, além de se tornarem possíveis vetores do vírus. Por isso, a inclusão da categoria como prioritária na vacinação seria uma medida importante para conter a disseminação da doença, que atingiu seu momento mais letal no Brasil”, complementa a publicação.
O que diz a Prefeitura?
Ao GuarulhosWeb, a Prefeitura diz não ter sido informada sobre a possível paralisação dos funcionários das empresas de ônibus e que tal informação tem de chegar de forma oficial 72 horas antes, como determina a lei. A administração também enfatizou que não cabe a ela a decisão sobre os grupos prioritários da vacina, sendo responsabilidade de governos estaduais e federal.