O motor é o mesmo 1.0 turbo oferecido nas demais versões da família. O câmbio também é o consagrado AT6, presente nos mais diversos modelos da marca. Mas o visual é de um esportivo. Este é o Chevrolet Onix RS, que o Carro Express/GuarulhosWeb avaliou durante 10 dias. Trata-se de um hatch compacto, baseado na versão LT, com alguns equipamentos a mais, principalmente em relação ao visual, que o deixam com uma cara mais jovial e esportiva.
O Onix RS foi lançado no final do ano passado na versão hatchback como uma versão mais esportiva, ao mesmo tempo que a carroceria sedã ganhou a Midnight, também diferenciada, mas com outro apelo de vendas. No caso do modelo avaliado, as mudanças em relação ao LT de entrada estão no visual tanto interno como externo. Rodas escurecidas, grade dianteira em colméia, aerofólio traseiro, saia lateral, apliques RS na carroceria dão aquele toque que quem gosta de esportividade quer.
Por dentro, o Onix RS é mais básico, sem oferecer tanta interatividade como nas versões LTZ e Premier. Mas se diferencia pelo acabamento mais escurecido, bancos inteiriços, apliques em vermelho nos bancos de tecido e no painel. Diferente das versões top, precisa de cabos para integrar o smartphone ao carro, para ter acesso aos aplicativos no display central.
No desempenho, não há novidades em relação às demais versões equipadas também com o excelente motor 1.0 turbo de 116 cavalos de potência. É ligeiro demais ao menor toque no acelerador, entregando o que se espera de um carro compacto. Em vez de um câmbio manual, mais usado em versões com características esportivas, a Chevrolet optou por manter o AT6, que vai muito bem nas mais diversas situações. Para quem quer fazer trocas manuais, é possível por meio da alavanca central, mas isso é praticamente desnecessário, já que a reação se dá de forma bem tranquila, tanto em retomadas como em arrancadas mais fortes.
A versão RS do Onix sai por R$ 78 mil.
Acabamentos exclusivos
- Gravata “Black Bow Tie” Chevrolet
- Kit aerodinâmico com spoiler frontal e traseiro, grade tipo colmeia, saia lateral e aerofólio
- Faróis tipo projetor com máscara negra
- Luz de condução diurna em LED com moldura em preto brilhante
- Rodas de 16 polegadas com design esportivo
- Retrovisor com capa e teto pintados em preto metálico
- Logo Onix em preto fosco
- Revestimento interno de teto e coluna escurecidos
- Volante com base reta e bancos inteiriços que remetem a carros de corrida
- Acabamento interno com detalhes em vermelho no painel e nas costuras pespontadas
- Padronagem de banco RS
Conectividade, conforto e segurança
- MyLink compatível Android Auto e Apple Car Play e agora com tela maior, de oito polegadas
- Sistema de áudio com seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Direção com assistência elétrica
- Travas e vidros elétricos com controle remoto na chave
- Sensor de estacionamento traseiro
- Computado de bordo
- Controlador de limite de velocidade
- Regulagem de altura do banco e cinto de segurança do motorista
- Regulagem de altura e profundidade para o volante
- Airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina
- Freios ABS com sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência
- Controle eletrônico de estabilidade e tração
- Assistente de partida em aclive
Mecânica
- Motor Turbo com o melhor balanço entre performance e eficiência energética
- Transmissão automática de seis marchas com controle de cruzeiro
- Acerto dinâmico de direção e de suspensão específicos do hatch