Um estudo da AirHelp, líder mundial em direitos de passageiros de companhias aéreas, aponta o aeroporto de Guarulhos como líder em atrasos e cancelamentos no Brasil. Somente no primeiro semestre de 2021, 2.650 viagens sofreram alterações e reagendamentos.
O número representa 8% dos 32.800 voos registrados no aeroporto neste período, o que afetou um em cada 11 dos 3,3 milhões de passageiros que utilizaram os serviços. No total, 278.700 passageiros sofreram com atrasos e cancelamentos no maior aeroporto do país e 28.300 teriam direito a indenização pelas ocorrências, segundo a AirHelp.
O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, foi o segundo colocado em atrasos e cancelamentos. Um em cada nove dos 19.900 voos programados no aeroporto sofreram com atrasos e cancelamentos, o que afetou 110.900 passageiros, o que equivale a 1 em cada oito usuários no período analisado. Dos passageiros que passaram por Viracopos no primeiro semestre, 10.300 teriam direito à indenização por atrasos e cancelamentos.
Compensação aos passageiros
De acordo com o levantamento da AirHelp, 170.300 passageiros seriam elegíveis para pleitear junto às companhias aéreas compensação por atrasos e cancelamentos ocorridos nos aeroportos brasileiros no primeiro semestre deste ano.
Para reivindicar uma indenização, os passageiros devem estar cientes de certas condições. A primeira é verificar se o atraso ou cancelamento realmente causou sofrimento, estresse ou prejuízo ao usuário. Eventos como a perda de uma consulta médica importante, o cancelamento de um contrato, uma demissão, a ausência em um evento de grande significado emocional, são situações que podem dar origem a um pedido de compensação perante a companhia aérea. Se o passageiro vivenciou os chamados “danos morais” e puder comprová-los, os passageiros têm boas chances de obter uma indenização financeira de até R﹩ 5.000,00 por indivíduo.