A Operação Inverno, iniciada no dia 11 de junho, registrou 2299 acolhimentos até a noite desta quarta-feira, 21/7. Os dados foram enviados pela Prefeitura de Guarulhos.
No mesmo período do ano anterior, 1.980 atendimentos foram realizados. O número representa uma alta de cerca de 15% em 2021. O Inverno rigoroso, com temperaturas que beiram os 3 graus na madrugada, servem de argumento para a alta. Outro ponto é que o número de vagas de pernoite subiu de 40 para 75 em Guarulhos.
Há ainda quem não aceite o acolhimento. Na operação deste ano, 100 pessoas recusaram uma cama para o sono, optando apenas pela refeição. O serviço de pernoite funciona todos os dias das 18 às 7 horas, oferecendo banho, jantar, atendimento com assistente social (até 23h). O café da manhã é ofertado nos equipamentos específicos para a população de rua (Centro Pop e Se-pop).
Os acolhidos passam por atendimento com assistente social e se manifestam interesse em vaga fixa são direcionados para os Serviços de Acolhimento Centro e Bambi (público masculino), quando há disponibilidade de vaga. Caso não haja vaga, são orientados a procurar o Centro Pop e o Se-pop no dia seguinte para o atendimento de suas demandas, podendo voltar a pernoitar quando quiserem. Em se tratando do público feminino, é direcionado para a Casa de Passagem Feminina para vaga fixa.
A população pode acionar o Serviço de Abordagem se encontrar alguma pessoa em situação de rua em noites frias. As equipes do Seas atendem pelos telefones 2536-4110 e 2441-9396 e podem ser contatadas sempre que a temperatura estiver igual ou abaixo de 13ºC, de segunda a sexta-feira.