Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e Edição – Danilo Sanches
Sabe aqueles carros grandões que você olha e tem certeza de que ele é valente e enfrenta qualquer tipo de terreno? Assim é o Ford Bronco Sport, um SUV grande, 4×4, que vem com muita tecnologia embarcada e se apresenta também ágil e bastante interessante para o uso urbano. É assim que a Ford, em seu processo de repaginação no Brasil, apresenta este utilitário esportivo, avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb / Carro Express.
O modelo, que custa por volta de R$ 265 mil, tem origem em um ícone 4×4 dos Estados Unidos onde fez história. Pela primeira vez no Brasil, importado do México, o Bronco Sport, única configuração disponível por aqui, agrada nos mais diferentes quesitos, a começar pela aparência imponente, passando pela força do motor 2.0 Ecoboost e terminando no alto nível de conforto, sofisticação e segurança oferecidos. Apesar da vocação offroad, dá para usar numa boa no dia-a-dia em meio ao complicado trânsito urbano.
O Bronco Sport 2021 chega em versão única e completa, a topo de linha Wildtrak, com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv, transmissão automática SelectShift de oito velocidades, tração 4×4, rodas de 17” e pneus todo-terreno. Conta com sete modos de gerenciamento de terreno, diferencial traseiro blocante e o exclusivo piloto automático para trilhas.
Logo de cara, você percebe que se trata de um carro diferenciado. Basta abrir a porta e ingressar no habitáculo para se sentir em um veículo de alto padrão, com bancos revestidos em couro bicolor, com prevalência do marrom claro, além de um painel bem definido cheio de possibilidades. A posição de dirigir é das melhores. Ao apertar o botão para a partida, um outro capítulo se inicia a partir da performance do eficiente motor 2.0 Ecoboost, que oferece nada menos do que 240 cavalos de potência.
O carro é forte. Basta pisar para ele avançar muito rapidamente a velocidades mais altas. Câmbio e motor conseguem interação perfeita, sem qualquer dificuldade. Muita suavidade e ao mesmo tempo sensação de potência no pé. A direção se apresenta bastante segura, assim como o sistema de frenagem, que inclui alerta e até parada automática em casos extremos. Na cidade e na estrada, fica difícil segurar dentro dos limites de velocidade máxima permitidos. Ele pede para ir além. Mas aí o juízo tem que falar mais alto.
Talvez essa sensação de querer ir além se dê pelo bom nível de segurança que o Bronco apresenta. Além de 9 airbags, ele vem equipado com tecnologias semiautônomas avançadas, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática.
Passando para o item conforto e conectividade, destaque a central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, que inclui som B&O de altíssima qualidade e carregador sem fio para celular. Conta também com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular.
Na cabine, há ainda bancos parcialmente de couro com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5”, tomadas elétricas de 110 V e 12 V, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar.
No off-road
Durante a avaliação, não colocamos o Bronco Sport no fora de estrada, apenas em estradinhas de terra bem light. Mas fica evidente que o utilitário esportivo da Ford tem espírito off road e está preparado para enfrentar todo terreno.
Informações da Ford apontam que o Bronco conta com entre-eixos mais curto, de 2.670 mm, ângulos de entrada (30,4º), de saída (33,1º) e de transposição de rampa (24,4º), bem como pela distância livre do solo de 223 mm, que proporciona também uma excelente posição de dirigir. Dois ganchos frontais facilitam o reboque em caso de atoleiro.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson, independente, com braços de aluminio forjado e curso longo. Seu exclusivo sistema de suspensão de estabilidade off-road de alto desempenho (HOSS – High-Performance Off-Road Stability Suspension), com peso 40% menor da parte não suspensa comparado ao eixo rígido, aumenta o contato do pneu com o solo e favorece a estabilidade em curvas e alta velocidade. A suspensão traseira independente é montada em chassi auxiliar isolado da carroceria.
O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas desafiadoras, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré. Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.
A câmera frontal de 180° proporciona uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.
O Bronco Sport tem capacidade de imersão de 600 mm e excelente isolamento contra entrada de água, útil também em situações de enchentes nas cidades. O seu módulo do controle de estabilidade inclui um sensor de inclinação lateral e longitudinal, que pode ser visualizado na opção off-road – uma das 11 telas disponíveis do painel de instrumentos.
A tração traseira com dupla embreagem controla as rodas de forma independente, variando o torque, e também pode desconectar a tração 4×4 quando não é necessária, para economizar combustível. O bloqueio do diferencial traseiro é outro recurso exclusivo do Bronco Sport quando se exige tração máxima.
Modos de terreno
Os sete modos de gerenciamento de terreno do Bronco Sport – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra –, também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”), permitem personalizar a experiência na estrada ou off-road. Eles ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.
Cada modo é indicado nas seguintes situações:
· Normal – para uso cotidiano do veículo.
· Eco – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4×2 e pedal do acelerador menos responsivo.
· Esportivo – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo.
· Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso.
· Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso.
· Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.
· Lama/Terra – oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos.
Estilo
O Bronco Sport tem um design de muita personalidade. O perfil quadrado e os faróis redondos são uma releitura moderna e tecnológica do clássico dos anos 60. A frente alta exibe um elemento gráfico escurecido que contorna todo o conjunto de faróis e grade. Dentro dele, a assinatura de luz redonda se conecta com uma barra iluminada e o nome Bronco em destaque, em lugar do oval azul – uma característica dos carros-ícones da marca.
O conjunto ótico dianteiro e traseiro usa tecnologia LED, com elementos geométricos para criar um visual marcante. Volumes esculpidos no capô, nas portas, nas caixas de rodas, na coluna C e na traseira ajudam a transmitir solidez e segurança. O teto em estilo safari aumenta a percepção de espaço interno na segunda fileira e também destaca a altura do Bronco Sport comparado a outros carros na rua.
As lanternas traseiras são verticais e posicionadas fora da tampa do porta-malas. Nos faróis, lanternas e outras partes do carro, como o vidro traseiro e o bocal de abastecimento, encontram-se os “Easter Eggs”, grafismos com referências históricas e funcionais do veículo.
A carroceria em dois tons – com teto, colunas, para-choques e molduras laterais em preto – realça a elegante funcionalidade do SUV. Sua paleta exclusiva tem nove opções de cores: Laranja Delhi, Vermelho Zadar, Marrom Dubai, Branco Ártico, Prata Orvalho, Cinza Torres, Azul Malacara, Azul Lyse e Preto Astúrias.
Versatilidade
O Bronco Sport traz conveniências inovadoras que o usuário vai explorar e descobrir a cada viagem, com detalhes bem cuidados e pensados para enriquecer a sua experiência a bordo. As bolsas com zíper atrás dos bancos dianteiros e o porta-objetos sob o banco traseiro são alguns exemplos.
O porta-malas com 580 litros, ou 1.472 litros com o banco traseiro rebatido (padrão VDA), oferece grande versatilidade. O seu sistema de gerenciamento de carga permite montar uma prateleira completa ou parcial, uma divisória e até uma mesa. Conta ainda com alças e ganchos para fixação de objetos e equipamentos.
O acesso ao porta-malas pelo vidro traseiro, com abertura independente, facilita o manuseio de bagagens. A tampa do porta-malas traz um inédito sistema de iluminação externa, muito útil para atividades à noite ao ar livre, e alças que servem para segurar uma mochila ou tenda. Nas tomadas de 110 V e 12 V, é possível conectar equipamentos como câmeras, drones ou cooler. O assoalho emborrachado de polipropileno, com textura exclusiva, além de ótimo acabamento tem fácil limpeza depois das trilhas ou passeios com pets.
O cliente do Bronco Sport também poderá incrementar o veículo com acessórios originais. A lista inclui itens como: engate para reboque, tenda lateral retrátil, barras de teto transversais, suporte para bicicletas, rede organizadora do porta-malas, travas de segurança, friso lateral, alargadores do para-lama, protetor de para-choque, calhas de chuva e adesivos laterais e de capô.