Projetado pelo renomado arquiteto João Batista Vilanova Artigas (1915 – 1985), o colégio Conselheiro Crispiniano completou, no último dia 22, 60 anos de idade. A inauguração da escola é considerada, até hoje, um marco na cidade.
Inicialmente o colégio, inaugurado pelo então governador Carvalho Pinto, era chamado de “Ginásio Estadual de Guarulhos”, e depois nomeada Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, em homenagem ao guarulhense João Crispiniano Soares, que foi presidente da Câmara Municipal de São Paulo e presidente da província de Mato Grosso.
Os pilares de concreto e os espaços de convivência, além do mural pintado pelo concretista Mário Gruber foram novidades para os anos 1960, sobretudo para os padrões de um colégio. Passadas seis décadas e não avista-se facilmente escolas construídas com a riqueza de detalhes do Conselheiro. A escola foi tombada com respaldos municipal e federal.
A proposta inicial era atender cerca de três mil alunos em três turnos. Entretanto, 60 anos depois, centenas de milhares de guarulhenses devem suas formações ao tradicional ensino do “Conselheiro”.