Centenas de famílias foram removidas de um terreno particular em Guaianases, na zona leste de São Paulo, na manhã desta terça-feira, 16. A Polícia Militar acompanhou a execução da ordem judicial de reintegração de posse, que partiu de uma solicitação do proprietário, Flávio Nogueira Venosa.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, o terreno será utilizado para a construção de moradias vinculadas ao programa Minha Casa Minha Vida. É necessário, porém, receber recursos do governo federal, que ainda não liberou a verba para o andamento do projeto.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a fila de espera por moradias na cidade de São Paulo é de 200.755 mil famílias com cadastro ativo. Em nota, o Executivo da capuital paulista informou que a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) visitou o terreno de Guaianases em 4 de junho, para oferecer acolhimento às famílias, mas não houve adesão.
"A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) já entrou em contato com a liderança das famílias que invadiram o terreno e se colocou à disposição para realizar o cadastramento das famílias interessadas em se inscrever na lista de espera do programa municipal de habitação", disse a Prefeitura no comunicado.