O município de Guarulhos gerou em julho de 2022 um total 1.940 empregos. Isso significa que, por dia, 62 carteiras de trabalho foram assinadas durante o mês na cidade, o que a coloca na 15ª posição na lista dos municípios que mais criaram empregos naquele mês. As informações foram retiradas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), documento publicado mensalmente pelo governo federal.
Além disso, de janeiro a julho, o número de vagas de emprego preenchidas na cidade foi de 10.009 e, nos últimos 12 meses, de 20.769. De acordo com o prefeito Guti, esses números são reflexo de um trabalho árduo que está sendo realizado com o objetivo de reconstruir a economia da cidade. “Nós estamos acompanhando as empresas se reestruturando, contratando mais pessoas e expandindo e também as novas empresas que estão chegando a Guarulhos. Isso movimenta a economia e é fruto de um trabalho incrível que está sendo feito pelas nossas equipes”, afirmou.
Entre os esforços realizados pela Prefeitura para incentivar a colocação no mercado de trabalho da população da cidade está o Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (Ciet), uma agência de empregos pública administrada pela Secretaria do Trabalho que possui cinco unidades espalhadas pela cidade para atender a população. De janeiro a julho deste ano o local já atendeu cerca de 70 mil pessoas em serviços como busca por vagas de emprego, auxílio na solicitação do seguro-desemprego e emissão da carteira de trabalho digital. Apenas em julho, 2.139 pessoas foram encaminhadas para mais de 700 vagas oferecidas por meio desse equipamento.