Saúde

#TBTGuarulhosWeb: Guarulhos viveu aumento superior a 1000% em casos de dengue há 12 anos

Guarulhos atingiu percentual de 1.194,9% de aumento no número de infectados pelo mosquito da dengue. A matéria, intitulada “Número de infectados com dengue aumenta 1.194,9% em Guarulhos” foi publicada em 8 de setembro de 2010, neste link.

Na ocasião, a comparação com o ano anterior, quando apenas 98 ocorrências foram contabilizadas, preocupava a Secretaria municipal da Saúde. Os bairros com maior incidência eram Vila Galvão, Jardim Marilena, Parque Santos Dumont, Jardim Paraíso, Bananal, Cumbica, Jardim Nova Cumbica, Jardim Presidente Dutra e Ponte Alta.

Apesar de não haver registro de casos de infecção pelo tipo hemorrágico da doença, os índices fizeram a Prefeitura abrir edital para a contratação de mais 45 agentes atuando nas ruas do município.

Atualmente

O GuarulhosWeb questionou a gestão para receber números recentes de casos de dengue na cidade e, de acordo com balanço, em 2022 foram 2.814 notificados, com 1.004 casos positivados até esta data, índice pouco menor do que 5% superior aos 962 registros de 2021 até a mesma data.

Orientação

Em caso de encontrar vestígios de larvas que possam ser do mosquito transmissor da dengue, ligar para a Divisão Técnica do Centro de Controle de Zoonoses, no telefone 2436-3666, de segunda à sexta-feira das 8 às 17h. Vale ressaltar que os moradores devem sempre observar sua residência e eliminar possíveis focos de água parada, como pratos de vasos de plantas, lavar diariamente os recipientes que armazenam água para cães e gatos, não deixar recipientes que possam acumular água da chuva nos quintais sem proteção, verificar se a caixa d´água está coberta, colocar tela nas janelas e limpar as calhas dos telhados.

Posso ajudar?