Graças a uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e o Governo do Estado, mais 94 afegãos que receberam visto humanitário para vir ao Brasil e estavam no saguão do Aeroporto Internacional de São Paulo foram encaminhados para um abrigo na capital paulista, na tarde desta sexta-feira.
Apesar do Posto Humanizado instalado no Aeroporto pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Guarulhos vir realizando um trabalho de acolhida, o grande número de afegãos que vem chegando todos os dias em Guarulhos faz com que muitos não consigam ser encaminhados para acolhimento, passando alguns dias no saguão do Terminal 2. A Prefeitura abriu uma nova casa abrigo, em parceria com a Cáritas Diocesana, no Macedo em julho. Porém, as 37 vagas disponíveis foram rapidamente ocupadas.
Nas últimas semanas, o número de afegãos aumentou muito. Os esforços da Prefeitura de Guarulhos e organizações sociais são no sentido de conseguir acolhimento para todos os que chegam. No entanto, enquanto não encontram um local definitivo, eles ficam no Aeroporto, onde vêm recebendo alimentação por parte da municipalidade, além de cobertura vacinal.
No início da manhã desta sexta-feira, havia 68 afegãos a espera de acolhimento. Com a chegada de voos provenientes do Oriente Médio a Guarulhos, no período da tarde, já eram 94. Todos estes foram levados para um hotel no bairro da Penha, na Zona Leste de São Paulo, onde ficarão acolhidos sob os cuidados da Secretaria Estadual de Justiça e também de Cidadania, do Governo de São Paulo.