Reportagem do GuarulhosWeb publicada em 3 de novembro de 2010 mostrou que a cidade, naquele momento, após quase uma década de administrações petistas, ainda tinha, pelo menos, quatro escolas de lata.
As escolas estaduais são Bom Pastor I, na rua Felipe Marcondes Rúbio, Recreio São Jorge; Cocaia, na rua Walter Pereira de Lima, no bairro que dá nome à instituição; e Ponte Alta, na estrada Mato das Cobras, no Ponte Alta. Já a instituição pertencente à rede municipal trata-se da escola Jean Piaget, na rua Luiz Meloni, no Jardim Acácio. A matéria ainda não considerou a EPG Mário Lago, no Parque Primavera.
Questionada pela reportagem, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não havia naquele momento mais escolas de lata em todo território estadual. A Secretaria Municipal da Educação, sob comando do prefeito Almeida, não se pronunciou.
No dia 22 de setembro, a Prefeitura de Guarulhos entregou a nova instalação da EPG Mário Lago, no Parque Primavera. A inauguração marcou o fim das “escolas de lata” no município após quase duas décadas de utilização. A antiga unidade foi substituída por um prédio novo, moderno e confortável, que irá receber mais de mil alunos do ensino fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).