Educação

Profissionais da Educação recebem formação sobre como potencializar o espaço escolar

Desde o mês de setembro a Secretaria de Educação (SE), por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) e das divisões de Formação e Educação Ambiental, oferece o curso “A potência do material não estruturado e dos elementos da natureza nos contextos investigativos” aos profissionais da educação da rede municipal e das instituições parceiras. Os encontros formativos, que acontecem quinzenalmente, às terças-feiras, no Centro Municipal de Educação Adamastor, Macedo, são realizados em uma sala ambientada com materiais não estruturados e objetos da natureza.

O curso é ministrado pelas formadoras da SE Thais Gonçalves e Kelly Medeiros, e tem como objetivo dialogar sobre o espaço escolar como lugar de criação, de investigação e de aprendizagem, refletindo sobre a centralidade do educando neste contexto, reconhecendo-se no meio do qual faz parte.

As aulas favorecem experiências práticas de conexão entre o brincar heurístico e a educação ambiental. Os temas das aulas são: Concepção de criança/ infância, QSN em prática: o brincar como direito, o brincar heurístico: O que é?, Organização dos espaços e mediação dos educadores, Desemparedamento, Brincar heurístico e a articulação com a educação ambiental, Registros e Avaliação.

Essa é mais uma ação que integra uma série de atividades formativas oferecidas aos profissionais de educação por meio do programa de formação permanente.

Posso ajudar?