O ministro-chefe da Casa Civil da Presidência, Ciro Nogueira, nomeou o ex-deputado Antonio Floriano Pereira Pesaro para exercer Cargo Especial de Transição Governamental (CETG). A formalização de Floriano Pesaro está em edição extra do <i>Diário Oficial da União (DOU)</i> da terça-feira, 8, à noite.
Pesaro irá atuar na coordenação executiva da transição, conforme anunciou o vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que é o coordenador do processo de transição da equipe do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na terça, Alckmin assinou três portarias para instalar a passagem de bastão pelo lado de Lula.
A primeira portaria institui o gabinete de transição governamental e também veio na terça em edição extra da publicação oficial.
A segunda portaria irá designar os coordenadores de 31 grupos técnicos de trabalho e a terceira pedirá ao Tribunal de Contas da União (TCU) cópias de documentos que ajudem na troca de governo.
O vice-presidente disse que as nomeações da equipe serão feitas de forma gradual. O ex-ministro Aloizio Mercadante coordena o grupo técnico da transição e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o da articulação política.
"Vamos, todo dia, anunciando o núcleo que vai organizar o trabalho de transição. Não tem número limitado, pode ter mais pessoas", disse Alckmin.
O governo de transição tem direito a 50 pessoas, mas trabalhará com voluntários.