Um grupo formado por 56 afegãos conseguiu ser transferido para uma casa abrigo localizada em Morungaba, no interior de São Paulo, na tarde desta quinta-feira. As transferências foram providenciadas pelo Governo do Estado de São Paulo, que junto à Prefeitura de Guarulhos e outros entes do setor público, além de entidades filantrópicas, vem dando assistência para os migrantes que vieram do Afeganistão para o Brasil.
Mesmo com a transferência deste grupo, ainda permanecem acampados no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, 134 afegãos a espera de abrigo, que seguem sendo assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos. A Prefeitura local deve abrigar mais um grupo de 50 na semana que vem em uma entidade contratada com verbas que vieram do Governo Federal. A cidade já mantém uma casa abrigo, onde vivem cerca de 40 afegãos.
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Guarulhos conseguiu que a empresa A.S Xavier Turismo disponibilizasse um ônibus e a logística necessária para o transporte das 10 famílias