O deputado federal do PT de Guarulhos, Alencar Santana, protagonizou nesta terça-feira no plenário da Câmara Federal, em Brasília, um momento de indignação ao defender a “ditadura sempre”. Durante discurso no plenário, ele afirmou e reafirmou a defesa da ditadura quando falava dos atos de protesto ocorridos na Capital Federal no dia 1º. Ao GuarulhosWeb, disse que cometeu uma gafe, mas queria ter dito “democracia sempre”.
Vídeos com o trecho do discurso circulam com “alta frequência” em mensagens de WhatsApp. O GuarulhosWeb, inclusive, teve acesso à fala do deputado guarulhense que foi divulgada pela Jovem Pan TV em rede nacional na tarde desta terça-feira. A emissora cita que “deputado do PT comete gafe e pede ditadura sempre”.
Alencar disse: “Precisamos reforçar a ditadura sempre. Por isso, a resposta deste parlamento é ditadura sempre”. Ele se referia ao discurso feito pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, durante a posse no Congresso Nacional, quando o chefe da Nação afirmou que tinha que deixar de lado o termo “ditadura nunca mais”.
Questionado pelo GuarulhosWeb se ele era a favor da ditadura, já que afirmou e reafirmou no plenário a defesa da “ditadura sempre”, Alencar Santana respondeu: “Basta ver o discurso completo”. Poucos minutos depois enviou uma nota; “está mais do que óbvio que cometi uma gafe ao dizer “ditadura” em vez de “democracia”. Tanto que logo em seguida percebi o erro e corrigi ali mesmo, afirmando com toda ênfase o valor da democracia, assim como todo o discurso feito deixa claro o compromisso democrático. Quem quiser insistir nisso, usando uma gafe para me acusar de algo que não sou, responderá à Justiça por calúnia e difamação, além de falsificação de documento público, ao difundir um vídeo incompleto e enganar as pessoas”.