Cidades

Ligação da CPTM aos terminais do Aeroporto de Guarulhos deve ficar pronta no início de 2024

O novo sistema de transportes que ligará a Estação CPTM Aeroporto-Guarulhos (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos Terminais 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos,  deve começar a operar no início de 2024. Antes batizado de People Mover agora está sendo chamado de aeromóvel.

Eduardo Chrysostomo, diretor de operações da aeromóvel, empresa membro de consórcio AeroGRU, contratado para executar a obra pela concessionária GRU Airport, responsável pelo aeroporto, afirmou que as obras entram em um processo mais acelerado a partir de agora e que já é possível prever seu funcionamento ainda no primeiro semestre de 2024.

A instalação das vigas, cuja altura varia de 4 metros a 11 metros, ocorre desde o ano passado, após autorização do TCU (Contas da União do Tribunal). Cada um pesa 136 toneladas e tem 30 metros de comprimento.O custo total é estimado em R$ 301 milhões. O valor será custeado com recursos da outorga da concessionária.

O Aeromóvel, construído em parceria com a empresa Trilho Marcopolo, em Caixas do Sul (RS), é formado por dois carros articulados que pesam 16 toneladas e devem transportar até 200 passageiros por viagem. Mas, segundo Petras Amaral Santos, diretor da empresa gaúcha, é possível fazer outras configurações.

Com saídas a cada quatro minutos, estima-se que transporte até 2.000 pessoas por hora em cada sentido. Não haverá custo extra para o usuário, que pagará apenas pela passagem do trem que o levará até Guarulhos.

Os trens Aeromóvel, com oito portas e ar-condicionado, devem ter painéis com informações disponíveis nos saguões do aeroporto.

O sistema terá quatro pontos de parada, sendo um na estação da CPTM e os demais nos três terminais de Cumbica. De acordo com Pedro Moro, presidente da estatal ferroviária, todo o trajeto será feito em seis minutos – ele estima um ganho de até 20 minutos em relação aos transbordos feitos hoje em ônibus.

“Mas o mais importante é o conforto do passageiro. Hoje, carregando malas, ele precisa descer a escada rolante ou usar o elevador para pegar o ônibus. No sistema, o acesso será direto após a saída do trem”, disse, durante um evento comemorativo aos cinco anos de idade. da linha 13-jade, em solenidade na estação Aeroporto-Guarulhos nesta sexta-feira.

O modelo já é utilizado para ligar o transporte ferroviário a Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.

Com três estações – Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos -, a linha 13-jade tem 12,2 km de extensão e transporta, em média, 16 mil pessoas por dia. O presidente da CPTM diz acreditar que o número de passageiros aumentará com a instalação do Aeromóvel, mas não soube dizer em quanto.

Maior aeroporto da América do Sul, Cumbica movimentou cerca de 20 mil aeronaves em fevereiro passado, segundo o GRU Airport. Ao todo, 2,9 milhões de passageiros passaram pelo local.

Posso ajudar?