As primeiras unidades dos complexos industriais (Mega Hubs) da mineradora Vale no Oriente Médio começam a ser construídas em 2024, após a assinatura de acordos de compra mínima (<i>off-take</i>). Em 2027, terão início as operações do primeiro Mega Hub na região.
As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 5, no Analyst e Investor Tour – Soluções de Minério de Ferro -, em Carajás (PA).
A apresentação foi realizada pelo vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro da Vale, Marcello Spinelli, o vice-presidente executivo de Operações da companhia, Carlos Medeiros, e o CFO da empresa, Gustavo Pimenta.
Os executivos informaram que MoUs (memorandos de entendimento) e acordos de arrendamento de terrenos estão sendo assinados ao longo deste ano no Oriente Médio.
Paralelamente, a gigante da mineração está fazendo estudos de desenvolvimento de empreendimentos do gênero no Brasil e Estados Unidos.
De acordo com a apresentação, a companhia estima em 15 milhões de toneladas por ano a produção de briquetes para redução direta, a partir de 2027, no Oriente Médio. A partir de 2032, o volume deve superar 30 milhões de toneladas por ano.
Já a produção de HBI (Hot Briquetted Iron, produto à base de minério de ferro com maior valor agregado), com liderança dos parceiros, deve atingir 10 milhões de toneladas no Oriente Médio a partir de 2027, conforme as estimativas preliminares. A partir de 2032, o volume deve atingir 20 milhões de toneladas.