Ao menos 35 voos estão atrasados ou foram cancelados nesta terça-feira (3) devido à paralisação de parte dos funcionários terceirizados do aeroporto de Guarulhos, segundo apurou o GWeb. A manifestação teve início às 3h da manhã e segue mobilizada até o momento. Em nota, a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, informou que, devido aos protestos e à greve de funcionários do metrô e CPTM, deu início à operação de contingência conforme protocolo pré-definido.
Dos voos afetados pela greve, 22 estão atrasados e outros 13 foram cancelados. Os funcionários reivindicam em razão da portaria que proibiu o uso de celulares nos pontos mais sensíveis dos terminais de cargas. Entretanto, apesar da mobilização dos terceirizados, os sindicatos ligados ao aeroporto não aderiram a paralisação.
Terceirizados protestam no aeroporto FOTO: Divulgação
O GWeb conversou com alguns dos manifestantes, que afirmaram que estão sofrendo ameaças da Receita Federal e Polícia Federal de perderem seus credenciamentos. Existe ainda uma pressão dentro dos grupos de WhatsApp para que todos os terceirizados deixem de contribuir com a taxa sindical, visto que não foram apoiados pelas instituições.
Mais cedo, os trabalhadores realizaram uma vaquinha nesses grupos, que contam com mais de mil pessoas, para comprar alimentos. Funcionários de todos os turnos estão presentes na greve.
Funcionários realizaram vaquinhas para a compra de alimentos FOTO: Divulgação