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AVALIAÇÃO – Mais barato, elétrico Peugeot e-208 GT ainda segue longe do consumidor

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Um ano após a primeira avaliação com o Peugeot e-208 GT, compacto esportivo 100% elétrico da marca francesa, o Carro Express teve a oportunidade de ficar com o mesmo modelo por mais uma semana. Apesar de não ter qualquer modificação em relação ao primeiro, foi possível observar mudanças na percepção em relação ao carro e também à evolução dos elétricos no Brasil.
O preço segue alto, mas já está R$ 30 mil mais barato que um ano atrás. Já dá para levar para casa esse belo compacto para casa por R$ 230 mil, o que não é muito atrativo, já que se trata de um modelo compacto, com diversas limitações em espaço. Porém, mantém o aspecto emoção prevalecendo sobre a razão. O design é o principal atrativo. Bem parecido com o 208 a combustão em suas linhas gerais de muito bom gosto, é futurista ao extremo. Só que tem pitadas de esportividade, que retratam a força do motor elétrico.

Trata-se de um carro muito rápido. Faz de 0 a 100km/h em 8,1 segundos, graças aos 136 cavalos de potência oferecidos pelo motor elétrico. A autonomia varia bastante. Apesar de ter carga suficiente para rodar perto de 300 quilômetros, no modo Eco, quando se aciona o Sport, dificilmente você irá além dos 100 a 150 quilômetros. Mas aí é performance esportiva de verdade.
Ligeiro nas manobras, tanto na cidade como na estrada, a ponto de chegar na máxima limitada em 150 km/h em um piscar de olhos.
Se preferir esse jeito esportivo e rápido, prepare-se para enfrentar um problema ainda comum para quem tem carros elétricos, mas não contam ainda com um recarregador particular em sua residência ou trabalho. Contar com equipamentos públicos ou mesmo particulares de carregamento rápido não é tarefa fácil. Um ano depois, a situação praticamente não mudou.
Há carregadores inativos, outros que não recarregam praticamente nada ou, ainda, pontos disponíveis ocupados por outros veículos por horas. Mas dá para usar uma simples tomada de 220 volts em casa mesmo ou no trabalho e deixar horas para obter a recarga. Se quiser voltar aos 100%, vai um dia inteiro.


No visual, o 208 elétrico tem diversos detalhes que fazem toda diferença. Os faróis full-LED que cortam o para-choque se destacam diante da grade com filetes que formam a aparência tridimensional. Os filetes são na cor da carroceria. As laterais ganham apliques em preto brilhante nos para-lamas que passam a ideia de um alargamento, que combinam com as rodas de 17 polegadas. Na traseira, lanternas ful-LED, indisponível nas demais versões. Tem teto-solar amplo e panorâmico.

Interior refinado


Por dentro, como nas versões mais tops do 208 a combustão, um banho de refinamento. Os bancos esportivos mesclam tecidos, O painel recebe superfícies emborrachadas de toque macio e costuras em verde e azul. Há filetes de LED com possibilidades diferentes de cores e botões extras, como para aquecimento dos bancos.
A central multimídia tem 10 polegadas e o quadro de instrumentos é tridimensional, na verdade, um show à parte, digno de veículos de alto padrão. Os mapas, por exemplo, aparecem acima do volante, no tal I-cockpit 3D.
O cluster dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque à frente do visor principal.


Como se trata de um hatch compacto, não espere muito espaço no banco de trás e no porta-malas. Apesar dos dois passageiros do banco dianteiro se acomodarem muito bem, quem vai atrás sofre um pouco. O porta-malas também não oferece tanto espaço, com seus 265 litros de capacidade.

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