Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Toyota Corolla Cross XRE, a versão top com motor flex

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Presente no mercado brasileiro há quase três anos, o Toyota Corolla Cross ainda divide opiniões. A versão SUV do carro considerado um ícone da indústria mundial herda muito pouco do sedã. Mas carrega a responsabilidade de responder à altura as qualidades do irmão. O Carro Express avaliou durante uma semana a versão 2024 do XRE, que é o top de linha do modelo com motorização 2.0 flex. Há ainda um superior, com mais equipamentos embarcados, mas equipado com motor híbrido.


Apesar de ser o modelo já 2024, traz poucas novidades em relação ao Corolla Cross lançado em 2021. Mantém as mesmas qualidades, só que não corrige certos “defeitinhos”, que não o desqualificam, mas que incomodam pelo nível e preço do carro. Hoje, sai por pouco mais de R$ 170 mil, preço que se justifica por tudo que entrega, já que se trata de um SUV médio de nível superior, recheado de equipamentos muito interessantes.
Porém, ainda mantém o incômodo freio de estacionamento acionado com o pé esquerdo e a discutível saída do escapamento aparente, destoando do design que se mostra muito atraente. Falta também, pelo padrão do c

arro, um carregador de celular por indução, já que o sistema se conecta por bluetooth, mas precisa do cabo para carregamento.
Dito isso, vamos ao que o Corolla Cross tem de melhor, a começa pelo motor flex, que produz 177 cv de potência com etanol e 169 cv com gasolina. Nos dois casos, o desempenho é bem satisfatório, com saídas bem equilibradas, avanço a velocidades maiores sem sofrimento e muita suavidade na troca de marchas, a partir da boa sintonia com o câmbio automático, que simula até 10 marchas.


Apesar de se apresentar como um SUV, o Corolla Cross mantém diversas qualidades de um autêntico sedã, como o ótimo espaço interno e boa posição para dirigir. No habitáculo, a sensação é de conforto e segurança, com um painel bem disposto e equipamentos devidamente distribuídos, sempre à mão. A tecnologia embarcada é meio que padrão Toyota, sem grandes exageros, primando para aquilo que é mais usual.
Cinco passageiros se acomodam bem sem prejuízo algum para quem vai no meio do banco traseiro. O porta-malas tem capacidade para 440 litros, ou seja, com espaço suficiente para levar a bagagem de todo mundo ou as compras.

O que o Toyota Corolla Cross XRE oferece

– Bancos traseiros com descansa-braços
– Sistema de chave presencial Smart Entry
– Controle de velocidade de cruzeiro
– Espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico
– Paddle-Shifts
– Sistema de partida por botão (sem chave; Start Button/Push Start)
– Sensor de chuva
– sete airbags,
– ar-condicionado digital com saída para o banco traseiro
– banco do motorista com regulagem,
– computador de bordo com tela TFT de 7 polegadas,
– controle eletrônico de estabilidade (VSC),
– controle eletrônico de tração (TRC),
– sistema de assistência ao arranque em subida (HAC),
– sensor de estacionamento traseiro,
– faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico,
– faróis de neblina dianteiros em LED,
– luz de frenagem emergencial automática

Posso ajudar?