Nesta quinta-feira (9) a Secretaria de Saúde de Guarulhos, por meio do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, formou 46 profissionais (gerentes, atendentes SUS, enfermeiros, médicos e farmacêuticos) para iniciar a oferta da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) na atenção primária à saúde.
A PrEP consiste na tomada regular de um medicamento para a prevenção ao HIV e é indicada a pessoas que têm risco aumentado de exposição à infecção. Atualmente a PrEP é fornecida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no SAE Carlos Cruz e o objetivo da Prefeitura é, até o final do ano, oferecer o medicamento nas UBS Ponte Grande, Continental, Santos Dumont e Doutor Mário Luis Macca (Cumbica).
O foco do município é reduzir os novos casos de infecção pelo HIV e fortalecer as estratégias de enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis: diagnóstico precoce, imunização para HPV e hepatite B, oferta de preservativos e gel lubrificante, ampliação do acesso às profilaxias pré e pós-exposição ao HIV, além de capacitações frequentes dos profissionais de saúde para orientar a população sobre esses temas.