A Secretaria de Saúde de Guarulhos, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), deu início nesta quarta-feira (8) ao 1º Seminário Regional de Saúde Mental da região Pimentas-Cumbica. O evento acontece no CEU Cumbica e se estende até esta quinta-feira (9). O seminário surgiu da necessidade de fortalecimento do cuidado em saúde mental na rede municipal e visa a subsidiar ações voltadas à promoção da saúde e à prevenção de danos, seguindo a Política Nacional de Saúde Mental.
O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre gestores, usuários do SUS, profissionais da atenção básica e dos Centros de Atenção Psicossociais, técnicos e o pessoal de recursos humanos da Secretaria da Saúde, que discutiram o trabalho atual e as perspectivas para o futuro próximo.
A diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde, Amanda Loos Agra, esteve presente na mesa de abertura e comentou as especificidades locais. “Por ser uma das áreas mais carentes da cidade, a região Pimentas-Cumbica tem um perfil de peculiar fragilidade no que diz respeito à saúde mental. Por isso o trabalho de cada uma das pessoas envolvidas é tão importante, e a presença de cada um dos atendidos é uma vitória de todos nós”.
O evento de abertura contou com café da manhã, exposição de trabalhos artísticos confeccionados pelos usuários dos serviços e também uma sessão de leitura de suas poesias. Na sequência houve palestras e debate sobre o tema “Os desafios da Política de Saúde Mental e a Atual Conjuntura no Âmbito Nacional e na Regional IV”.
Nesta quinta-feira (9), das 8h às 12h, a discussão se aprofunda com a divisão dos grupos de trabalho, que desenvolverão os seguintes eixos temáticos: atenção às situações de crise; saúde mental, álcool e outras drogas; saúde mental na atenção básica; saúde mental da infância e da juventude; CAPS como rede de saúde; saúde mental.
O CEU Cumbica fica na avenida Atalaia do Norte, 544, Jardim Cumbica.