Com o objetivo de estimular a interação social, a inclusão e o fortalecimento de vínculos, a Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta quarta-feira (22) o 1º Café Inclusivo para surdos assistidos pela Central de Intermediação em Libras (CIL) na Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), no Macedo.
“O evento com a comunidade de pessoas surdas foi um momento fundamental para a apresentação dos serviços que oferecemos e também para conhecermos melhor cada participante. Esse encontro nos permitiu identificar necessidades específicas e fortalecer nossa conexão com essa comunidade. Foi mais um ato de avanço da inclusão”, afirmou a subsecretária Mayara Maia.
Moradora do Jardim São Paulo, Lucília Galter é surda e considerou o encontro muito positivo para a troca de informações. Nos momentos em que precisa resolver algum assunto pessoal, além do serviço da CIL, ela muitas vezes utiliza uma plataforma de tradução simultânea por chamadas de vídeo quando não consegue ajuda familiar para se comunicar.
Por sua vez, a participante Sheila Santos Costa, que é surda, destacou a oportunidade de conhecer outras pessoas e fazer amigos. “Já fiquei animada para os encontros futuros”, revelou a moradora dos Pimentas, acrescentando que o Café Inclusivo possibilitou ainda aprender mais sobre serviços disponibilizados pela administração municipal, já ela que fica muito em casa e desconhecia algumas informações.
A atividade foi preparada com muito empenho e dedicação da equipe, segundo a supervisora de setor da SAI, Márcia Lopes. “Ficamos extremamente emocionadas em ver a sala cheia e os sorrisos nos rostos de todos os usuários da Central de Libras. Anotamos as sugestões de temas para as próximas reuniões”, afirmou a servidora, que é uma das responsáveis pelos acolhimentos da Central de Libras juntamente com Lucimara Ribeiro e Miriam da Silva.
Central de Intermediação em Libras
A CIL é um serviço da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, para auxiliar a comunicação de surdos durante o atendimento em qualquer serviço público instalado no município, atuando como um elo entre a administração municipal e o cidadão.
Ele é oferecido nas seguintes modalidades: in loco (quando o usuário solicita que um interprete de Libras se desloque até o serviço público em que se dará o atendimento. É feita mediante agendamento), presencial na unidade (o solicitante se dirige à CIL para que o interprete de Libras auxilie no atendimento) e por videochamada do WhatsApp (11) 99957-5854, exclusivo para essa finalidade.
A Central de Intermediação em Libras funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, exceto feriados. As solicitações e os agendamentos podem ser feitos pessoalmente ou pelo e-mail [email protected].