Cultura

Afrofuturismo é tema de novo encontro de leitura no CMIL Luis de Camões

A autoconscientização de pessoas negras como agentes que atuam sobre sua própria imagem cultural e de acordo com seus próprios interesses humanos define o conceito de afrofuturismo, tema abordado no próximo sábado (29), a partir das 10h30, durante encontro do Universo Coletivo de Leitura (Único) no CMIL Luis de Camões, no Gopoúva. A entrada é gratuita e a participação é livre para maiores de 18 anos.

A obra escolhida para leitura dos participantes é a graphic novel Ubuntu 2048, história distópica de Raphael Silva com ilustrações de Inara Régia publicada pela Editora Kitembo em 2020. Em Ubuntu 2048 o jovem Tsehaí e a androide Kinaya desafiam o destino imposto a eles em um thriller cyberpunk afrofuturista alucinante, em que o significado de ser você no outro é a única garantia de sobrevivência.

Com encontros mensais sempre no último sábado do mês, o Único tem como objetivos enriquecer o repertório de leituras literárias em momentos compartilhados e fomentar o hábito para educadores.

Em 2024 o coletivo traz a diversidade de gêneros literários como tema norteador. A cada mês é sorteado o gênero que será lido no mês seguinte.

O CMIL Luis de Camões fica na rua José Maria de Oliveira Morais, 94, Gopoúva.

Posso ajudar?