A Polícia Federal, em ações distintas realizadas nesta terça-feira (23) em Guarulhos, prendeu quatro passageiros que pretendiam embarcar para a Bélgica, Portugal e Espanha levando mais de 10 kg de drogas. Além disso, os agentes detiveram uma passageira por desacato.
As quatro prisões foram realizadas por policiais federais, que atuam com o auxílio de cães farejadores, ao fiscalizarem os passageiros junto aos balcões de check-in e controle migratório. Em todos os casos, a droga, cocaína, foi encontrada em volumes que estavam fixados aos corpos dos suspeitos. Com os presos, três mulheres e um homem, todos brasileiros, foram apreendidos mais de 10 kg do entorpecente.
Em outra situação, uma brasileira, que embarcaria em voo para os Estados Unidos, foi conduzida à delegacia da PF em razão de se recusar a ser revistada, desacatar os Agentes de Proteção da Aviação Civil e os policiais. Em desfavor da passageira foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.
De janeiro a 22 de outubro de 2024, 498 já foram presas por tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Guarulhos; 52% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023 (327 prisões). Essa quantidade de presos por tráfico de drogas, já supera o total anual de todos os anos anteriores, neste aeroporto.
Esse aumento foi impulsionado pelas prisões de 159 pessoas flagradas com a droga, na forma de cápsulas, dentro do aparelho digestivo (de janeiro a 22 de outubro deste ano).