Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos já resgataram mais de 500 animais silvestres, dentre aves, répteis e mamíferos em situação de risco, com ferimentos ou em cativeiro ilegal neste ano em Guarulhos. A especializada é muito acionada pela população por meio da Central 153 da GCM.
Na noite desta terça-feira (5) uma capivara foi capturada no estacionamento do Hospital Geral de Guarulhos (HGG), após solicitação de funcionários, pois o animal estava muito assustado e poderia se ferir ou ser atropelado. A equipe teve muito trabalho para conter o mamífero de aproximadamente 50 kg e colocá-lo em segurança em uma caixa de transporte adequada. Em seguida, a capivara foi encaminhada para área de soltura em seu habitat natural.
Dentre os animais resgatados neste ano, destacam-se várias espécies de aves, o gamba-de-orelha-preta, também conhecido como saruê, bichos-preguiças e répteis como cobras, lagartos jabutis e iguanas. Somente saruês foram 195 animais capturados, uma vez que eles buscam alimentos em residências, empresa e escolas. Quando apresentam condições de sobreviver sozinhos e sem ferimentos os animais são liberados na mata.
Quando há ferimentos, os animais resgatados são encaminhados ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras SP), onde recebem atendimento especializado de biólogos e veterinários.