Em evento realizado nesta quinta-feira, em São Paulo, a Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), que reúne jornalistas especializados em carros de todo o Brasil, incluindo Ernesto Zanon, de Guarulhos, escolheu os melhores veículos do ano em diferentes categorias. O Renault Kardian faturou o principal prêmio, sendo o escolhido como o Carro Abiauto do Ano, além de ser vencedor na categoria Melhor Nacional acima de 16 mkgf.
A Ford faturou dois prêmios com a F-150 (melhor picape grande) e Mustang (esportivo), mesmo número de prêmios obtidos pela Honda, com o CR-V (melhor SUV importado) e City (melhor nacional de 13 a 16 mkgf).
Destaque ainda para a BYD que levou o prêmio de melhor híbrido com o King e o de Executivo do Ano, obtido por Alexandre Baldy, vice-presidente da empresa. Já a Stellantis levou três títulos, um com cada marca. O Peugeot 208 foi o melhor nacional até 13 mkgf, o Citroen C3 You levou o prêmio de melhor nacional acima de 16 mkfg, enquanto a RAM Rampage faturou como melhor picape pequena/média.
Comandada pelo presidente da Abiauto, Antonio Fraga, a 26ª edição do Prêmio Abiauto foi realizada no Espaço Prop Car Racing, de uma das equipes mais emblemáticas do automobilismo brasileiro. O proprietário do local, o piloto, chefe de equipe e preparador Darcio dos Santos, foi campeão brasileiro de Fórmula 2 em 1981 e é tio do piloto Rubens Barrichello.
O ex-piloto de Fórmula 1, que dá nome ao autódromo internacional de São Paulo, José Carlos Pace, também foi homenageado pelo legado no automobilismo brasileiro pelos 80 anos que faria neste ano e pelos 50 anos – em janeiro próximo – da vitória obtida no GP do Brasil de 1975. Quem recebeu foi seu filho, Rodrigo Pace.
Confira os vencedores em cada categoria:
- Melhor Nacional até 13 mkgf – Peugeot 208
- Melhor Nacional de 13 a 16 mkgf – Honda City
- Melhor Nacional acima de 16 mkgf – Citroën C3 You
- Melhor SUV Nacional – Renault Kardian
- Melhor SUV Importado – Honda CR-V
- Melhor Picape pequena/média – RAM Rampage
- Melhor Picape grande – Ford F 150
- Melhor Híbrido – BYD King
- Melhor Elétrico – Kia EV5
- Melhor Esportivo – Ford Mustang
- Executivo do Ano – prêmio “Rosemilton Silva” – Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD
- Moto Abiauto – prêmio Josias Silveira – Royal Enfield Super Meteor 650