Cidades

Unidades de segurança pública são modernizadas em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos entregou nesta segunda-feira (23) algumas das várias obras e reformas contratadas para a modernização das unidades operacionais da Guarda Civil Municipal (GCM). Os investimentos são provenientes de um financiamento de 45 milhões de reais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para aplicar na melhoria das instalações, dos equipamentos e em novas tecnologias no âmbito da segurança pública municipal.

Os recursos provêm também do Fundo Municipal de Segurança Pública. A Inspetoria de Patrulhamento da Área Norte, na praça Estrela, é a primeira unidade reformada a ser concluída e irá proporcionar maior segurança aos moradores do Jardim São João, assim como aos estudantes, a seus familiares e demais cidadãos que utilizam as vias e espaços públicos.

A unidade da GCM agora está totalmente readequada e pronta para atender melhor a todos 24 horas por dia. Outro adicional é o incremento no efetivo, com o ingresso de novos agentes por meio de concurso público, além de novas viaturas e equipamentos de qualidade, incluindo câmeras de videomonitoramento e tecnologias inovadoras. Os agentes também serão beneficiados com a ampliação dos vestiários e da cozinha, com revestimentos em porcelanato, a troca do telhado e a instalação de aparelhos de ar-condicionado.

“Um ambiente totalmente salubre e digno dos GCMs. Todas as unidades foram pensadas para atender com a mesma qualidade e eficiência, propiciando maior proximidade com a população”, comentou o prefeito Guti.

Outras entregas

Ainda nesta segunda-feira outros eventos marcaram o lançamento de pedras fundamentais de obras em andamento, como a da Inspetoria de Patrulhamento da Área Centro, na praça Prefeito Paschoal Thomeu, que já começou a ser executada.

“Tudo Isso implicará diretamente a qualidade de vida e a segurança das pessoas que residem e trabalham na cidade, 24 horas por dia. Todos os entornos serão beneficiados com a presença dessas unidades operacionais, das novas viaturas e do efetivo reforçado em patrulhamentos preventivos. Do mesmo modo, os agentes da GCM terão espaços físicos modernos, confortáveis e acolhedores, que oferecem um ambiente virtuoso de trabalho”, ressaltou Guti.

A reforma do Canil da GCM, com 35% das obras concluídas, também foi celebrada. O local abrigará o efetivo atual de 29 agentes, além de um médico veterinário e 14 cães policiais das raças pastor-alemão, pastor-belga-malinois, rottweiler, bloodhound e dobermann. As novas e modernas instalações contarão com vestiários, ar-condicionado, refeitório, boxes adequados para os cães policiais e uma área de treinamentos, onde ocorrerão os exercícios de obediência, força, agilidade, transposição de obstáculos, proteção e faro.

 

“Nossa parceria com o BNDES seguirá mesmo após o encerramento desta gestão. As muitas obras e reformas contratadas cumprirão o planejamento”, finalizou o secretário de Segurança Pública, Marcio Pontes.

Posso ajudar?