Política

Lucas Sanches propõe pacote com aumento de até 50% nos impostos para os guarulhenses

O prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), encaminhou para a Câmara Municipal nesta sexta-feira, dia 27, diversos projetos de lei para serem votados em caráter de urgência nesta segunda-feira, que propõem diversas mudanças na administração municipal. Um deles, o PL 258/2025, estabelece o reajuste da alíquota de ISS (Imposto sobre Serviços) para centenas de atividades profissionais, aumentando consideravelmente a carga tributária sobre o setor produtivo em Guarulhos.

Profissionais de áreas como saúde e educação, entre muitos outros, terão a alíquota majorada em 50%, passando a pagar de 1%  a mais de imposto sobre seus serviços prestados.

O GWeb analisou algumas atividades. Serviços médicos passam a pagar 3% contra os atuais 2%, assim como serviços de anestesistas e uma série de outras atividades ligadas a área médica.  O mesmo ocorre com serviços educacionais prestados por professores que avançam para 3%, em um reajuste de 50% proposto por Lucas.

Serviços de engenharia e arquitetura, assim como atividades jornalísticas, passam de 3% para 4%.  Já serviços ligados a obras, geralmente prestados por trabalhadores braçais, como pedreiros e pintores, terão o ISS aumentado para 5% por Lucas Sanches. No entanto, enquanto profissionais liberais pagarão mais, grandes empresas de planos de saúde, por exemplo, terão o ISS reduzido de 5% para 4%.

> > Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações de Guarulhos de um jeito rápido e fácil!

Estes são apenas alguns exemplos. A grande maioria das atividades profissionais apresenta aumento em relação às alíquotas cobradas atualmente. Apenas algumas poucas, ligadas a alguns grupos empresariais, apresentam queda.

Confira no link abaixo a relação completa com as novas alíquotas de ISS propostas por Lucas, que deverão ser votadas na Câmara Municipal na próxima segunda-feira em sessões extraordinárias. Como tem ampla maioria de parlamentares na base aliada, não deverá encontrar problemas para taxar ainda mais o setor produtivo de Guarulhos.

Clique aqui para ver a relação.