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AVALIAÇÃO – Volvo XC90 Ultra, um SUV grande e que agrada em todos os sentidos

O Volvo XC90 Ultra, é um SUV que acaba de ser remodelado lá fora e já chegou ao Brasil com tudo. Trata-se de um híbrido plug-in com motor 2.0 turbo de 310 cavalos, somado a um motor elétrico de 145 cv. No total são 462 cavalos de potência. É força de sobra para um carro desse porte.

O XC90 já está no mercado há mais de duas décadas. Sempre foi o carro-chefe da Volvo entre os SUVs. E continua firme no topo da linha, entregando conforto, estilo e aquele design minimalista que é a cara da marca sueca.

É um grandalhão, sim. Leva até sete pessoas com muito espaço — inclusive para as bagagens. São 5,03 metros de comprimento, quase 2 metros de largura e 1,74 de altura. Mas, curiosamente, não parece exagerado. As linhas são limpas, elegantes. E a eletrônica embarcada ajuda bastante na hora de manobrar, até em vagas mais apertadas.

 

No visual, mudanças marcantes em relação à versão anterior. A frente agora traz os faróis em formato de martelo de Thor, assinatura da Volvo. A grade frontal também foi redesenhada, com linhas diagonais e um ar mais moderno. Chegou pra impressionar.

Na traseira, as lanternas continuam subindo pela coluna, mas agora se conectam à tampa do porta-malas, reforçando a impressão de um SUV ainda mais largo — especialmente com essas rodas de 22 polegadas.

Por dentro, o XC90 Ultra recebeu atualizações que elevam ainda mais a sensação de conforto. Quase tudo é acessado por uma tela central de 14 polegadas, desenvolvida em parceria com o Google. E o novo sistema de infoentretenimento, com tela de 12,3 polegadas, tem alta resolução e atualizações remotas. Botões físicos? Só os essenciais: volume e vidros. O resto é digital.

E o desempenho? Não decepciona. Vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos. Isso mesmo. Um SUV desse tamanho com desempenho de esportivo. Assusta um pouco, mas transmite total segurança ao volante.

No modo 100% elétrico, a autonomia é de apenas 47 km. E aqui vai um ponto de crítica: a regeneração de energia é quase imperceptível. Diferente de outros modelos mais recentes, que mostram claramente a bateria recarregando em frenagens ou descidas. Quando acaba, acabou. Precisa de carregador.

Mas no modo híbrido, com os dois motores trabalhando juntos, a autonomia chega perto dos 550 km. Nada mal para um carro desse nível.

A suspensão traz amortecedores adaptativos com modos selecionáveis, garantindo conforto em qualquer situação.

E a segurança? Evoluiu. O XC90 agora conta com radar e câmera frontais que detectam invasões de pista e corrigem a trajetória automaticamente. Também evita saídas de estrada e pode frear ou desviar para evitar colisões com veículos, pedestres, ciclistas e até animais de grande porte.

Depois de uma semana com esse carrão, dá pra dizer: é sim um carro de patrão. E se você, como eu, é fominha por direção, vai dispensar o motorista. Porque estar no comando desse Volvo é um privilégio.

Ah, o preço? Essa versão Ultra está na casa dos R$ 680 mil. Mas, com uma boa negociação, dá pra sair com ele por um pouco menos.

Volvo XC90 ULTRA:

  • Pilot Assist (assistente de condução semiautônoma)
  • Câmbio com acabamento em cristal
  • Ar-condicionado digital de 4 zonas
  • Tela vertical de 11,3″
  • Bancos com acabamento em material nórdico
  • Banco do motorista com memória
  • Assento elevatório infantil central embutido
  • Câmera traseira
  • Rodas de 20 polegadas
  • Bancos dianteiros com ventilação, aquecimento e ajuste de 4 vias com extensão
  • Banco do passageiro com memória
  • Bancos em couro perfurado
  • Suspensão a ar
  • Câmera 360°
  • Rodas de liga leve aro 21
  • Head-up display
  • Purificador de ar (Air Purifier)
  • Sistema de som premium Bowers & Wilkins
  • Tema “Bright” com acabamento interno mais claro e sofisticado