O verão 2025/2026 começa oficialmente neste domingo, 21 de dezembro, às 12h03 (horário de Brasília). De acordo com a Climatempo, a estação será marcada por termômetros lá no alto e uma dinâmica de chuvas que exigirá atenção dos guarulhenses. Diferente de anos anteriores, a estação não terá influência direta dos fenômenos El Niño ou La Niña (que deve terminar em janeiro), operando em um estado de neutralidade climática.
A grande protagonista deste verão será a Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Este sistema funciona como um grande anticiclone que dificulta a formação de áreas de instabilidade persistentes, resultando em dias de sol forte e calor intenso, os chamados “veranicos”.
Chuvas em Guarulhos e região
Embora boa parte do Brasil vá enfrentar chuvas abaixo da média, a região de Guarulhos e o leste de São Paulo estão na contramão dessa tendência. A previsão aponta para:
- Janeiro e Fevereiro: temporais frequentes, porém de forma irregular. São as famosas “chuvas de verão” que ocorrem no final da tarde após dias muito quentes.
- Março: a tendência é de chuvas mais regulares e persistentes.
- Volume: diferente do interior do país, o sul e o leste paulista podem registrar acumulados acima da média histórica para o período.
Com o solstício de verão, os dias passam a ser mais longos que as noites, o que aumenta a exposição ao calor. A recomendação para o período é redobrar os cuidados com a hidratação e atenção redobrada aos alertas da Defesa Civil em casos de pancadas de chuva isoladas, que podem ser intensas.



