Cidades

Voo da Latam que ia para Lisboa aborta decolagem no Aeroporto de Guarulhos

Um voo internacional da Latam Airlines Brasil com destino a Lisboa, em Portugal, precisou interromper a decolagem na noite deste domingo (15) no Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos (GRU). O episódio mobilizou equipes de solo e provocou transtornos a passageiros da rota.

O Boeing 777-300ER que faria o voo LA8146, com partida prevista para cerca de 17h40, iniciou a manobra de decolagem, mas a decolagem foi abortada pela tripulação ainda na pista. Conforme registros de plataformas de rastreamento de voos, a aeronave acelerou na pista e, em seguida, retornou até uma área segura do aeroporto.

O Boeing 777-300ER decolava para Lisboa, cumprindo o voo LA8146, mas abortou a decolagem após já ter retirado o trem de pouso da frente do chão, em uma velocidade próxima de 178 nós (330 km/h), como informam dados da plataforma FlightRadar24.

Motivo e avaliação da companhia
A Latam afirmou que interromper a decolagem foi um procedimento de segurança e seguido conforme os protocolos operacionais, sem detalhar a causa específica do episódio. A empresa ressaltou que a ação foi conduzida “em total segurança”, e que a prioridade é sempre a proteção de passageiros e tripulação.

Passageiros e assistência
Todos os passageiros foram desembarcados após o incidente. A companhia ofereceu assistência completa aos afetados, incluindo reacomodação em hotéis e em outros voos, conforme previsto nas normas de atendimento ao cliente em casos de irregularidades operacionais.

Contexto no aeroporto
Antes do voo ser liberado, o aeroporto passou por momentos de instabilidade na tarde de domingo, com duas interrupções temporárias das operações de pouso e decolagem devido à presença de drones próximos às rotas de tráfego aéreo. A atuação de drones no entorno de GRU já havia provocado fechamento do espaço aéreo por aproximadamente duas horas, afetando diversas operações e exigindo a mobilização de autoridades para garantir a segurança das atividades no terminal.

Apesar do incidente com o voo para Lisboa, a concessionária do aeroporto afirmou que as operações gerais continuam normalmente, sem interrupções prolongadas para outros voos após o caso isolado ocorrido no fim da tarde e início da noite.