O estado de São Paulo registrou uma queda histórica nos roubos de carga, atingindo o menor índice desde o início da série histórica, em 2001. Entre janeiro e fevereiro de 2026, foram contabilizados 450 casos, o que representa uma redução de 32,7% em relação ao mesmo período de 2025, quando ocorreram 669 registros.
Somente em fevereiro, a diminuição foi ainda mais expressiva: 37,6%, passando de 319 casos no ano anterior para 199 neste ano.
O coronel Hugo Santos atribui a queda à intensificação das operações de prevenção e ao reforço do policiamento nas rodovias. Segundo ele, equipes do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) atuam em locais com maior incidência criminal, em conjunto com o Ministério Público, Polícia Federal e Polícia Civil, além de orientar empresas de transporte sobre medidas de prevenção.
Além dos roubos de carga, os indicadores de roubos e furtos de veículos também apresentaram queda significativa. Os roubos de veículos caíram 39,8%, totalizando 2.743 casos nos dois primeiros meses do ano – o menor número desde 2001. Já os furtos de veículos registraram recuo de 13,5%, com 15.056 boletins, comparados a 13.014 no mesmo período de 2025.
Em fevereiro, foram registrados 1.382 roubos de veículos (-38,5%) e 6.288 furtos (-14,1%), confirmando a tendência de queda em todo o território paulista.



