Polícia

Receita Federal deflagra operação contra irregularidades no e-commerce

Receita Federal realiza operação contra irregularidades no e-commerce em São Paulo (Foto-Reprodução)
Receita Federal realiza operação contra irregularidades no e-commerce em São Paulo (Foto-Reprodução)
Receita Federal realiza Operação E-Commerce em São Paulo para fiscalizar depósitos e centros de armazenamento ligados ao comércio eletrônico

A Receita Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação E-Commerce no estado de São Paulo. A ação tem como objetivo fiscalizar a regularidade de operações ligadas ao comércio eletrônico, incluindo depósitos de fulfillment, espaços de self storage e centros de armazenamento utilizados por empresas do setor.

Operação deve durar 20 dias

Segundo a Receita Federal, a operação terá duração estimada de 20 dias e poderá resultar em apreensões de aproximadamente R$ 30 milhões em mercadorias. Cerca de 50 servidores participam das ações de fiscalização.

Logo no primeiro dia da operação, foram identificados dois depósitos de cigarros eletrônicos e dois depósitos contendo medicamentos. Além disso, 280 mil encomendas destinadas ao comércio eletrônico foram bloqueadas e passarão por análise ao longo da operação.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Fiscalização mira produtos irregulares

De acordo com a Receita Federal, o crescimento do e-commerce nos últimos anos também aumentou o uso desse mercado para a comercialização de produtos irregulares.

Entre os principais alvos da operação estão mercadorias eletrônicas e bebidas sem comprovação de importação regular, produtos falsificados e itens cuja comercialização é proibida no Brasil.

A Receita informou ainda que as fiscalizações buscam combater fraudes tributárias, contrabando e a circulação de produtos ilegais no ambiente digital.