A Polícia Federal realizou uma série de operações no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, entre os dias 19 e 22 de maio, que resultaram na prisão de dez pessoas, na apreensão de mais de 112 quilos de cocaína, no cumprimento de dois mandados judiciais e na identificação de passageiros que tentavam viajar utilizando documentos falsificados.
A maior apreensão ocorreu no dia 20 de maio, quando um cão farejador identificou duas bagagens desacompanhadas destinadas a um voo para Johanesburgo, na África do Sul. Durante a inspeção, os policiais localizaram aproximadamente 80 quilos de cocaína escondidos nas malas. Como os responsáveis não foram encontrados no local, a droga foi apreendida e a Polícia Federal abriu investigação para identificar os envolvidos.
No dia anterior, durante a fiscalização de bagagens despachadas para um voo com destino à França, agentes federais identificaram duas malas com peso acima do padrão. Após inspeção por raio-x e abertura das bagagens, foram encontrados 32 quilos de cocaína. Duas mulheres portuguesas foram presas em flagrante por tráfico internacional de drogas.
Já no dia 21 de maio, três brasileiros foram presos ao tentarem embarcar para a França transportando cápsulas de cocaína ocultadas no interior do corpo. Os suspeitos foram encaminhados a uma unidade hospitalar para acompanhamento médico durante a eliminação da droga e permaneceram sob escolta policial.
Além das ocorrências relacionadas ao tráfico internacional de entorpecentes, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de prisão durante o controle migratório do aeroporto. Um homem foi detido quando tentava embarcar para o Rio de Janeiro por conta de uma ordem judicial expedida pela Justiça de Alagoas por roubo à mão armada. Outro passageiro foi preso ao embarcar para Macapá em razão de um mandado por inadimplência de pensão alimentícia expedido pela Justiça do Amapá.
As ações também impediram uma tentativa de fraude documental. Três estrangeiros, sendo uma mulher boliviana e dois cidadãos da República Dominicana, foram presos ao tentar embarcar para a França utilizando passaportes falsificados. Eles foram encaminhados à autoridade policial e responderão pelo crime de uso de documento falso.
As operações reforçam o trabalho de fiscalização realizado pela Polícia Federal no principal terminal aéreo do país, considerado uma das principais portas de entrada e saída do Brasil para voos internacionais. Segundo a corporação, as ações têm como objetivo combater o tráfico internacional de drogas, a utilização de documentos fraudulentos e outros crimes transnacionais.



