Cinema

Renault Fluence Privilège, um senhor automóvel

Versão top de linha aumenta boa impressão deixada pelo modelo básico

Pela segunda vez, o Jornal do Farol Autos pode avaliar o Renault Fluence, o sedã médio da marca. Desta vez, foi o top de linha Privilège, equipado com o eficiente câmbio automático de seis marchas CVT X-Tronic. Se a versão com câmbio manual já tinha deixado ótimas impressões, este foi ainda melhor. Destaque-se que a versão vem com equipamentos que complementam conforto e segurança em diferentes condições.

O espaço interno para motorista e mais quatro ocupantes é um dos pontos altos do modelo. Tem 4,62 m de comprimento e 2,70 m de distância entre os eixos que garantem um espaço interno de fazer inveja. O porta-malas de 530 litros acomoda com folga as bagagens da família com sobras.

O conjunto mecânico é fruto da Aliança Renault-Nissan. Tanto o motor 2.0 16V Hi-Flex e o câmbio CVT X-Tronic surpreendem. Rende 143 cv (álcool) e 140 cv (gasolina) de potência máxima a 6.000 rpm. A velocidade máxima é 195 km/h. Tanto na cidade como na estrada oferece ótima dirigibilidade. Responde bem no pé quando solicitado e não é um beberrão, apesar de seu tamanho. Mesmo com álcool no tanque, tem autonomia para uma viagem longa sem parar toda hora para reabastecer.

Todas as versões do Fluence saem de fábrica com chave-cartão "hands free", ar-condicionado digital "dual-zone", direção elétrica com assistência variável, seis air bags, sistema de freios ABS com auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), volante com regulagem de altura e profundidade, alarme e retrovisores externos com regulagem elétrica, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga-leve e conexões Bluetooth e USB / iPod.

A versão Privilège vem com um sistema de navegação desenvolvido especialmente para a Renault pela empresa TomTom (uma das líderes mundiais em navegação por satélite), com uma tela de 5 integrada ao painel. O comando se dá por um controle remoto, que tem fácil interpretação e dá até para ser acionado – com cuidado – pelo motorista durante a condução. .

A versão Privilège avaliada veio com sensor de estacionamento, bancos em couro, controle de estabilidade (ESP) e controle de tração (ASR), rodas de 17 polegadas, sistema se som premium .

O motor – Trata-se de um 2.0 16V Hi-Flex, produzido na Coréia. É 38 kg mais leve que o propulsor 2.0 litros gasolina que equipava anteriormente os modelos da linha Mégane. Essa redução de peso deve-se à utilização do alumínio em várias partes, como, por exemplo: bloco do motor, cabeçote, cárter de óleo, suporte de acessórios e bomba dágua. Desenvolve a potência de 143 cv (álcool) / 140 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torque máximo de 19,9 kgfm (álcool) / 20,3 kgfm (gasolina) à 3.750 rpm.

90% do torque já estão disponíveis a 2.000 rpm, o que torna a condução do veículo muito mais agradável, principalmente no trânsito urbano.

O câmbio CVT X-Tronic

A transmissão continuamente variável (CVT), desenvolvida pela equipe de engenharia da Aliança Renault-Nissan, proporciona uma troca suave de marchas, sem trancos, mantendo sempre o propulsor na rotação ideal, levando-se em conta a carga do motor e as condições de rodagem, além de se adaptar ao tipo de condução do motorista.

Produzida pela empresa Jatco, no México, a caixa de câmbio CVT X-Tronic oferece a opção de troca sequencial de seis marchas. Com toques sucessivos para cima e para baixo na alavanca, as marchas são trocadas, opção que deve agradar principalmente àqueles que gostam de uma direção mais esportiva.

Em relação ao câmbio manual, a sexta marcha faz diferença, sobretudo na estrada, já que permite que o motor trabalhe em regimes menores de rotação, o que se traduz em menor ruído e menos consumo de combustível.

Ficha técnica

Motor 2.0 16V Hi-Flex (M4R Hi-Flex) – Quatro tempos, bicombustível (álcool e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão. Motor em alumínio com comando de válvula variável; eixo de equilíbrio; eixo do comando, cilindros e virabrequim com acabamento de superfície do tipo "low friction", sistema de partida auxiliar com "5º injetor" no corpo da borboleta motorizada e distribuição por corrente

Tração: Dianteira
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência máxima: 143 cv (álcool) @ 6.000 rpm /140 cv (gasolina) @ 6.000 rpm
Torque máximo: 20,3 mkgf (álcool) @ 3.750 rpm / 19,9 mkgf (gasolina) @ 3.750 rpm
Rodas: Liga leve 205/55 R17
Pneus: 205/55 R17
Freios: Sistema ABS com auxílio de frenagem de urgência – AFU – e distribuição eletrônica de frenagem – EBD, discos ventilados dianteiros de 280 mm de diâmetro e sólidos na traseira de 260 mm de diâmetro
Câmbio: Automática CVT X-Tronic, com opção de trocas sequenciais de 6 marchas
Tanque de combustível: 60 litros
Porta-malas: 530 litros
Dimensões: 4.620 mm (comprimento)/ 1.470 mm (altura) / 1.810 mm (largura)
Aceleração: 0 a 100 km/h 9,9 s (álcool) / 10,1 s (gasolina)
Velocidade máxima: 195 km/h
Preço: R$ 75.990,00

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