Cinema

“Contra o tempo” mistura tensão e história inusitada

Filme é estrelado por Jake Gyllenhaal e Michelle Monaghan

O trailer de "Contra o Tempo", que estréia nos cinemas brasileiros nesta semana, lembra o de muitos outros filmes de ação. Explosões, a noção de que o personagem principal tem uma missão a ser cumprida em um curto espaço de tempo, a mocinha que corre perigo sem nem mesmo saber, etc. Olhando com mais atenção, no entanto, o longa parece oferecer novidades. A começar pela escolha de seu protagonista. Antes de ser "O Príncipe da Pérsia", Jake Gyllenhaal foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2005 por "O Segredo de Brokeback Mountain" e agradou público e crítica no cultuado "Donnie Darko", de 2001.

A promessa de diferenças em relação a outros filmes de ação – para a melhor – vem também do diretor Duncan Jones, que em 2009 recebeu prêmios na Europa e nos EUA por seu "Lunar", filme de ficção científica de baixo orçamento que dirigiu na Inglaterra. Como curiosidade, o fato de o diretor ser filho do músico britânico David Bowie ("O Grande Truque", "Labirinto"). O roteiro usa a idéia de viagens no tempo e no espaço, ainda que de maneira peculiar, diferente de "Efeito Borboleta" ou mesmo do recente "O Homem do Futuro", para citar exemplos distintos.

Potencializando a tensão e o ritmo de pressa, a trama trata do militar Colter Stevens (Gyllenhaal), que acorda em um corpo diferente do seu em um trem em movimento, sentado em frente a uma garota (Michelle Monaghan, de "Um Parto de Viagem" e "Controle Absoluto"). Em pânico, ele tenta achar explicações sobre o que está acontecendo, mas em pouco tempo o trem explode, matando todos os seus ocupantes. O protagonista então acorda novamente em seu corpo e descobre que na verdade é parte de um projeto governamental que tenta impedir atentados terroristas.

A missão, liderada por Colleen Goodwin (Vera Farmiga, de "Os Infiltrados") e pelo Dr. Rutledge (Jeffrey Wright, de "007 – Quantum Of Solace), implica que Stevens entre em uma máquina chamada "código-fonte" e assuma a identidade de um dos ocupantes do trem que sofreu a explosão oito minutos antes de sua morte. Ou seja: é somente este o tempo que o soldado tem para identificar o culpado pela explosão e impedir que outro atentado seja cometido horas depois. Assim, a cada vez que não consegue cumprir sua tarefa, ele é obrigado a assistir repetidas vezes sua própria morte e de sua companheira de viagem. O filme estreou em abril nos EUA, recuperando seu orçamento de R$ 15 milhões no primeiro fim de semana em cartaz.

Contra o Tempo (Source Code) – EUA/França, 2011. Direção Duncan Jones. Com Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright, Michael Arden, Cas Anvar, Russell Peters, Brent Skagford, Craig Thomas, Gordon Masten, Susan Bain, Paula Jean Hixson, Lincoln Ward, Kyle Gatehouse, Albert Kwan. Distribuição Imagem Filmes.

Posso ajudar?