Cinema

Nova geração da Sprinter chega em abril de 2012

Versão traz maior capacidade de transporte e segurança para os usuários

Com 85.000 unidades vendidas no Brasil, desde 1996, a Mercedes apresenta a nova geração dos veículos comerciais leves Sprinter, que chega ao País a partir de abril 2012. Além do inédito design, a nova família Sprinter de vans, furgões e chassis com cabina traz uma série de novidades, entre elas, os motores de tecnologia "limpa", econômicos e potentes.

Seguindo o estilo do Sprinter europeu, a nova geração que chega ao Brasil chama a atenção pelo design moderno. Mantendo o tradicional perfil em forma de cunha, a já conhecida robustez do veículo é explicitada pelos farois dianteiros maiores e pelo capô integrado à grade. Ainda na parte dianteira, o parabrisa mais alto e os retrovisores maiores aumentam a visibilidade do veículo. A traseira também foi modificada, com a introdução do símbolo Mercedes-Benz na porta e com lanternas mais delgadas e altas.

O interior também foi modificado, com novo painel de instrumentos, aumento do número de porta-objetos e utilização de materiais de alta qualidade. Segundo a marca alemã, foram melhorados o acesso aos comandos e a posição do volante em relação ao painel, que disponibiliza, opcionalmente, teclas para comunicação com o rádio e o telefone via Bluetooth. Além disso, a coluna de direção ajustável, tanto em altura como em profundidade, contribui para a melhor ergonomia. Com novo design, a chave de ignição inclui a função de fechamento central das portas por controle remoto.

Novos motores – De acordo com a Mercedes-Benz, quando se trata de nível baixo de emissões e respeito pelo meio ambiente, a nova geração de motores OM 651 LA biturbo de 4 cilindros é vantajosa em suas duas classes de potência: a versão 312 CDI Street passa a contar com motor de 116 cv (aproximadamente 6% mais potente), com torque de 28 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm). Já as versões 415 CDI e 515 CDI têm motorização de 146 cv, com torque de 33 kgfm (de 1.200 a 2.400 rpm), o que significa um incremento de cerca de 13% na potência e 6,5% no torque.

A exclusiva tecnologia BlueEFFICIENCY utiliza sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), que insere gás de escape dentro do cilindro visando reduzir a temperatura e, consequentemente, a formação de NOx. Além do ganho ambiental, esta tecnologia contempla também um pacote de eficiência que visa a otimização do funcionamento do motor, proporcionando economia no consumo de combustível.

Com os novos motores chega também a nova transmissão manual ZF ECO Gear 6S-450 de 6 velocidades, cujas relações de marcha também propiciam redução no consumo de combustível. O novo câmbio favorece as manobras em velocidades baixas. Já a relação da sexta marcha, 15% mais alta, contribui para manter a rotação do motor mais baixa, mesmo nas velocidades mais altas.

Segurança – Com a nova geração do Sprinter, a Mercedes aprimorou mais o nível de segurança. Um dos principais destaques é a introdução do programa de controle da estabilidade ESP Adaptativo no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ASR e ABS ao BAS e EBV. O novo Sprinter trará também um airbag maior para os acompanhantes do motorista (furgão e chassi) ou para os passageiros da primeira fila de assentos (van). Além disso, o tensionador do cinto de segurança funciona de forma associada com o airbag.

Mais capacidade de transporte

A nova família Sprinter apresenta grande capacidade de transporte. Isso se deve ao aumento do PBT – peso bruto total (3,50 / 3,88 / 5 toneladas) e das distâncias entreeixos. O chassi com cabina está apto para a implementação de diversos tipos de carroçarias, que permitem uma capacidade volumétrica de carga até 22 m³. A nova van Sprinter passará a oferecer as opções 17+1 (17 assentos para os passageiros e mais o assento do motorista) e 20+1, aumentando as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem. Essas configurações já saem montadas de fábrica.

O novo furgão oferece várias opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15 m³. A porta lateral corrediça, com 182 cm de altura e 130 cm de largura, está 24% maior em relação à versão atual. abertura de 270 graus da porta traseira e a opção de portas corrediças nas duas laterais ampliam as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso.

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