Cinema

Cruze LT, o completo médio de entrada da Chevrolet

Versão traz segurançã aliada a motor potente

Lançado no mês passado, o novo Chevrolet Cruze ainda não ganhou as ruas brasileiras. Raramente, você vê um ou outro por aí. Até por este motivo, a versão LT avaliada pelo jornal HOJEdurante uma semana chamou a atenção por onde passou. Apesar de ser o modelo de entrada, único oferecido com câmbio manual de seis marchas, o LT vem recheado de equipamentos de série, que dão um "quê" a mais ao sedã médio, que chega com a difícil tarefa de substituir o Vectra e – ao mesmo tempo – melhorar a posição da marca em um segmento cheio de opções. Para quem quer mais, há ainda a versão LTZ com câmbio automático e com outros equipamentos de série.

Equipado com um novo motor 1.8 16V (Ecotec6) e câmbio de seis marchas, o Cruze agrada por vários motivos. A começar pelo visual, bem moderno, com design que segue as linhas mundiais da Chevrolet, desde a frente com um perfil arrojado projetando-se para uma traseira muito bem resolvida. Internamente, ótimo espaço para o motorista e até quatro acompanhantes. Quem vai atrás, inclusive, consegue ótimo posicionamento para as pernas e cabeça.

Mas é à frente do volante que o Cruze demonstra suas maiores qualidades. O motor, apesar de ser um 1.8 litro, dá conta do recado nas mais diferentes situações, a partir dos 144 cv de potência com etanol e 140 cv com gasolina. Na cidade, adapta-se muito bem ao anda e para, arranca com facilidade quando necessário e não pipoca na hora que precisa pisar mais forte. Tudo isso com o auxílio das seis marchas, em um câmbio que garante trocas suaves. Na estrada, vai longe. Quando engatada a sexta, atua quase como um automático, pedindo reduções apenas em condições extremas, como uma ultrapassagem numa estrada de pista dupla, por exemplo.

Com essas esticadas, boas notícias no que se refere a consumo de combustível. O computador de bordo, em uma viagem, marca em torno de 12 km/litro de gasolina mesmo com o ar condicionado acionado o tempo todo. Já na cidade, faz uma média de 8 a 9 km/l. Nada mal para um sedã médio. Durante os aproximadamente 800 quilômetros rodados, o Jornal do Farol Autos utilizou apenas gasolina no tanque, cuja capacidade de 60 litros, possibilita uma autonomia bastante expressiva para as viagens mais longas.

Segurança embarcada faz a diferença

Já se foi o tempo em que o consumidor não ligava muito para equipamentos de segurança em seus automóveis. Em vez de um airbag, muita gente preferia pagar mais por uma roda esportiva, por exemplo. Pelo preço de um ABS, optava-se por um som mais potente. Porém, hoje já não é bem assim. O consumidor está atento a evolução tecnológica que envolve a segurança veicular. Desta forma, a Chevrolet dotou o Cruze, desde a versão LT, com o que há de mais evoluído nesse quesito.

O jornal HOJE teve a oportunidade de avaliar esses equipamentos, durante a apresentação do veículo, em setembro, em uma pista de formação de condutores, na cidade de Dusseldofd, na Alemanha. Na ocasião, foi possível utilizar o Cruze nas condições mais adversas possíveis, inclusive em simulações de situações críticas que podem ser enfrentadas no trânsito. Quando utilizava o controle de estabilidade, o carro ficava na mão até em momentos de adversidade, em meio a muita água e pista molhada, inclusive numa ação que fazia com que se perdesse a traseira, iniciando um rodada. Sem o equipamento acionado, o motorista virava um mero passageiro.

O Cruze, desde o LT avaliado desta vez, vem de fábrica com cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes, airbags frontais para condutor e passageiro, ABS com assistência de frenagem de pânico (PBA) – sistema que mantém os freios acionados quando percebe uma situação crítica -, o controle de tração – que atua direto no motor, impedindo que as rodas patinem -, e o de estabilidade que utiliza informações provenientes do ABS, da direção e da gravidade.

O que a versão LT oferece de série

  • Motor com coletor de admissão e válvulas continuamente variável (Dual CVVT)
  • Rodas 17" em alumínio
  • Airbags frontais
  • Sistema de entretenimento e controle de climatização integrados no console central, com iluminação ice blue
  • Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)
  • Controle de Tração
  • Freios ABS com EBD de última geração e PBA – Assistência de frenagem de pânico
  • Sistema Isofix para a fixação de cadeirinha infantil
  • Console central possui um local para acomodar objetos, dois suportes para copos (ajustáveis) e tomada de 12V. O apoio de braços regulável inclui uma entrada USB e entrada auxiliar para ligar dispositivos móveis;
  • Compartimento coberto com 62 mm de profundidade, na zona superior do console central;
  • Porta-copos nas portas, com capacidade para acomodar uma garrafa de 1,5 litro (dianteiras) ou de 0,5 litro (traseiras);
  • Grande porta-luvas com iluminação;
  • Pequeno compartimento de arrumação do lado do condutor e suporte para óculos;
  • Bolsas nas costas dos bancos suficientemente amplas para acomodar livros, mapas de estradas ou computadores portáteis de fina espessura;
  • Encostos do banco traseiro bipartido (60/40), com dois suportes para copos no apoio de braço central;
  • Ganchos de conveniência atrás e no porta-malas;
  • Iluminação com temporizador. Luzes de cortesia traseiras e luzes de leitura para os assentos dianteiros;
  • Travamento central das portas e vidros de comando elétrico, estes com função de abertura total automática;
  • Retenção de energia auxiliar. Depois de desligada a ignição, permite o funcionamento dos vidros e do sistema de áudio durante 10 minutos;

Ficha Técnica
Cruze Sedã 1.8 Ecotec6

Sedã, 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Cilindrada (cm3): 1.796
Válvulas: DOHC, quatro válvulas
por cilindro (Dual CVVT)
Potência máxima líquida 144 cv a 6.300 rpm (etanol) 140 cv a 6.300 rpm (gasolina)
Torque máximo líquido 18,9 kgfm (185 Nm) a 3.800 rpm
(etanol) 17,8 kgfm (175 Nm) a 3.800 rpm (gasolina)
Câmbio M32 – Manual de 6 velocidades à frente sincronizadas
Freios Discos dianteiros, discos traseiros
Roda: 7j x 17
Pneus: 225/50 R17
Distância entre eixos (mm): 2.685
Comprimento total (mm): 4.600
Largura carroceria (mm): 1.790
Largura total (mm): 2.098
Altura (mm): 1.475
Altura mínima do solo (mm): 130
Porta-malas (litros): 450
Carga útil (kg): 470
Tanque de combustível (litros): 60,3Velocidade máxima (km/h):
Etanol: 204
Gasolina: 203

Aceleração 0 a 100 km/h (s):
Etanol: 10s7
Gasolina: 10s8

Preço: R$ 67.990,00

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