Apresentado à imprensa brasileira em setembro, na Alemanha, o Chevrolet Cruze inicia o ano de 2012 com uma série de títulos na bagagem. O novo sedã médio faturou os principais prêmios da imprensa especializada, distribuídos nos dois últimos meses do ano. Entre as conquistas, destaque para o Carro Abiauto do Ano, concedido por um júri formado por 70 jornalistas especializados de todo o Brasil, incluindo este editor.
O Jornal do Farol Autos já havia conhecido o modelo LTZ, mas produzido para o mercado europeu, durante o lançamento, numa viagem de 300 quilômetros entre as cidades de Dusseldorf e Frankfurt, na Alemanha. Logo em seguida, avaliou um LT, modelo de entrada, com câmbio manual de seis velocidades aqui no Brasil. Desta vez, teve a oportunidade de utilizar o carro, um LTZ completo, durante dez dias, quando foram percorridos cerca de 800 quilômetros por ruas e estradas de São Paulo.
Nesta avaliação, a confirmação de que o Cruze LTZ, equipado com câmbio automático de seis marchas e motor 1.8 Ecotec, faz por merecer todo o reconhecimento. Nas mais diferentes situações, o sedã médio agrada. Desde o desempenho ao espaço interno, passando pelo bom número de equipamentos de série e tecnológicos incorporados, incluindo um consumo de combustível bastante satisfatório para um veículo deste porte.
Espaço e conforto interno de primeira
No interior do Cruze, motorista e passageiros se sentem em um carro de nível superior. A instrumentação do painel revela uma modelagem tridimensional. Os mostradores analógicos do velocímetro e do conta-giros, com indicadores auxiliares do nível de combustível e da temperatura do motor, apresentam uma iluminação de fundo assegurada por diodos de tipo LED, que emitem uma luz clara e nítida em tom branco e azul (Ice blue), característicos dos Chevrolet. Entre estes mostradores encontra-se uma tela de cristal líquido no centro do painel de instrumentos, que exibe as informações do computador de bordo, outro diferencial do Cruze.
O forro dos bancos em couro cinza, incluindo costuras de elevada precisão preparadas para suportar uma utilização intensiva, aumentam a sensação de conforto. O ar-condicionado do Chevrolet Cruze tem comandos eletrônicos e inclui função AQS (Air Quality System), que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído.
Um capítulo à parte é o sistema de entretenimento integrado do Cruze. Utilizando-se da tela de 7 polegadas, localizada no console central, o sistema de navegação oferece mapas do Brasil e da Argentina, mais de 4 milhões de pontos de interesse. Ele mostra indicações para postos de gasolina, quando o tanque do carro entra na reserva. Além disso, o carro dispõe de rádio com leitor de CD e MP3. O modelo LTZ oferece um sistema Premium de áudio que inclui uma entrada USB para conexão de dispositivos móveis.
Motorização agrada e câmbio automático surpreende
O Chevrolet Cruze LTZ conta com o novo motor 1.8 litro Ecotec6 e câmbio automático de seis marchas. Com coletor de admissão variável, as respostas do motor são mais rápidas em qualquer rotação. Algo bastante perceptível nas mais diferentes condições, tanto na cidade como na estrada. O coletor "curto" é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque e força. O sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando alto desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.
O1.8 Ecotec 6 tem potência máxima de 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 com gasolina, ambas a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,9 kgfm, na mesma rotação.
O eficiente câmbio automático não deixa o Cruze fazer feio. Números da Chevrolet revelam que ele leva 11,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 197 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, o Cruze precisa de 11,7 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge os mesmos 197 km/h de velocidade máxima.
Destaques do Cruze LTZ
Motor com coletor de admissão e válvulas continuamente variável (Dual CVVT)
-
Transmissão automática de seis marchas, com trocas no modo sequencial e sensores de inclinação que identificam subidas e descidas e que auxiliam na condução
-
Rodas 17" em alumínio de série
-
Airbags frontais, laterais e de cortina de série
-
Tela de sete polegadas com navegador, sistema de entretenimento, e controle de climatização embutida no console central,
-
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)
-
Controle de Tração
-
Freios ABS com EBD de última geração e PBA – Assistência de frenagem de pânico
-
Sistema Isofix para a fixação de cadeirinha infantil
-
Nova referência de qualidade e acabamento interno
Ficha Técnica
-
Motor 1.796 cc
-
Válvulas DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)
-
Potência máxima 144 cv a 6.300 rpm (etanol) e 140 cv a 6.300 rpm (gasolina)
-
Torque máximo 18,9 kgfm a 3.800 rpm (etanol) e 17,8 kgfm a 3.800 rpm (gasolina)
-
Transmissão Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
-
Roda 7j x 17
-
Pneus 225/50 R17
-
Dimensões
-
Distância entre eixos: 2.685 mm
-
Comprimento 4.600 mm
-
Largura 2.098 mm
-
Altura 1.475 mm
-
Porta-malas 450 litros
-
Carga útil 468 kg
-
Tanque de combustível 60,3 litros
-
Desempenho
-
Velocidade máxima 197 km/h
-
Aceleração 0 a 100 km/h
-
Etanol: 11s4 (etanol) e 11s7 (gasolina)
-
Preço R$ 78.900,00