Nesta terça-feira, 5, foram entregues as duas primeiras unidades do Nissan LEAF que fazem parte do programa piloto para avaliar a viabilidade de veículos elétricos operarem como táxi na cidade de São Paulo. O estudo é um dos primeiros resultados concretos do Acordo de Intenções (MoU) assinado em junho de 2011 entre a Prefeitura de São Paulo, a Aliança Renault-Nissan e a AES Eletropaulo, e que conta também com a Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo). Na época, a cidade de São Paulo foi a primeira da América do Sul a assinar um acordo deste tipo.
As duas primeiras unidades do Nissan LEAF iniciam a parte prática do programa piloto no dia 11 de junho, quando vão para as ruas. Os veículos ficarão no ponto localizado entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, à disposição de qualquer pessoa que tiver interesse nos serviços de transporte com emissão zero, e circularão em um circuito pré-definido dentro do mini Anel Viário da cidade de São Paulo Na próxima fase do projeto, prevista para a metade do segundo semestre, a frota de táxi elétrico da cidade ganhará mais oito unidades do modelo, totalizando 10 carros.
Além de estudar o comportamento de um veículo com tração elétrica pelas ruas de São Paulo, o programa piloto contará com uma rede de recarga. Serão 15 pontos dentro do circuito estabelecido, sendo cinco unidades de carregamento rápido, instaladas pela AES Eletropaulo, nas quais os taxistas poderão ter as baterias de íon-lítio do Nissan LEAF com carga em até 30 minutos, e outros 10 carregadores para o "reabastecimento" em até 8 horas, que pode ser durante a noite, período de menor consumo de energia pela população.
Segundo a marca japonesa, o programa piloto do táxi elétrico em São Paulo contará com motoristas profissionais do transporte de passageiros, treinados pela Nissan do Brasil dentro da parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e com a Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax).