Com mais de 4.000 unidades vendidas no Brasil, desde 2009, chega ao País o smart fortwo 2013. Segundo a marca, mais de 1,3 milhão do modelo foram entregues em todo o mundo desde o lançamento da primeira versão, em 1998, e um crescimento de 4,6%, com vendas de 101.996 unidades em 2011.
O novo modelo passou por algumas mudanças em seu visual, ganhando aparência mais vigorosa e esportiva, preservando, porém, sua personalidade e todos os atributos funcionais. As dimensões externas não foram alteradas – 2.695mm de comprimento, 1.559mm de largura e 1.542mm de altura -, assim como a motorização e a transmissão automatizada de cinco velocidades. No Brasil, os modelos disponíveis têm têm motor turbo de 84 cv ou aspirado mhd de 71 cv.
Externamente, o logo smart, que anteriormente ficava sobre o capô, ficou maior e foi deslocado para o centro da grade do radiador. As entradas de ar, sob a placa, foram combinadas em uma unidade única.
Na versão mhd, a grade superior é emoldurada por um friso preto, enquanto nos modelos turbo (coupé e cabrio) o contorno é em tom prata. Tanto a grade quanto as entradas de ar são pretas, e agora possuem elementos tridimensionais em forma de hexágonos.
Nos modelos turbo, as aberturas laterais da grade inferior incorporam as novas luzes em LEDs de uso diurno, que tiveram o aspecto pontilhado modificado para uma linha única horizontal, que acrescenta dinamismo ao conjunto dianteiro. Na versão mhd, o spoiler dianteiro é preto, enquanto nas versões turbinadas assume a mesma cor da carroceria.
Na parte traseira, o spoiler integrado ao para-choques, que lembra um difusor aerodinâmico, também conta com estrutura hexagonal e uma faixa prateada que contrasta com o tom preto presente no mhd ou com a cor do carro nas versões turbo.
As alterações também se estendem às laterais do smart, onde se destacam as novas saias, sob a porta, com formas esculturadas combinando com o maior vigor da dianteira. Da mesma forma que o spoiler dianteiro, elas são pretas no smart mhd e têm a cor da carroceria nas versões turbo. As carenagens dos espelhos retrovisores externos têm a mesma cor do tridion em todos os modelos.
Mudança importante ocorreu nas rodas, com a unificação das medidas dos pneus de todos os modelos, sendo que todos permanecem com rodas de liga de 15 polegadas. Desta forma, o mhd passa a ter, também, pneus mais largos (175/55 na dianteira e 195/50 na traseira), ganhando mais esportividade.
Novo sistema multimídia
Internamente, os modelos turbo são oferecidos com acabamento em tecido de três cores diferentes – preto, vermelho ou bege. No mhd, o padrão é preto. Houve um reposicionamento no indicador do funcionamento do air bag do passageiro (que pode ser desligado caso o motorista viaje sozinho ou leve uma criança). A luz que sinaliza se o equipamento está desativado ou funcionando agora está mais evidente, localizada acima do espelho retrovisor. Os modelos turbo 2013 passam a contar com novo sistema de áudio-navegação multimídia original de fábrica. O equipamento tem tela touchscreen com 6,5 polegadas, e inclui reprodutor de CD, MP3 e DVD, entrada para SD card e conexão Bluetooth para telefone celular e streaming de áudio. No porta-luvas há conexões para equipamentos auxiliares e USB. O sistema inclui navegação via GPS com mapeamento do território brasileiro, e está totalmente disponível em Português.
Preços
O smart fortwo 2013 não teve os preços públicos sugeridos alterados, permanecendo em vigor a tabela anterior:
smart fortwo mhd coupé – R$ 52.500
smart fortwo turbo coupé – R$ 68.500
smart fortwo turbo cabrio – R$ 72.500
smart fortwo turbo cabrio tritop – R$ 72.900