Cinema

Design mundial: VW apresenta os novos Gol e Voyage

A nova linha também oferece evolução em sua motorização 1.0 e novos equipamentos de série

Com o status de Novo, chegam ao mercado as versões 2013 dos Volkswagen Gol e Voyage, que apresentam como principais novidades a identidade mundial da marca e mais inovação tecnológica, além de recursos que tornam os modelos atraentes e avançados em seus segmentos de mercado. A nova linha também oferece evolução em sua motorização 1.0 e novos equipamentos de série.

Mais modernos, com maior nível de tecnologia e atualizados em estilo, o Gol e o Voyage passam a contar com a nova linguagem mundial de design da Volkswagen, com elementos visuais expressivos, como faróis inclinados, que dão aspecto mais sóbrio. Na parte inferior da lateral das versões topo de linha, todo o contorno passa a ser preto, transmitindo a sensação de que o carro está mais baixo.

A coluna "B" (entre as portas) conta com tape preto para ressaltar o gráfico das janelas. A exemplo dos faróis na parte dianteira, as lanternas traseiras também estão maiores, com uma nova forma e mais eficientes em aerodinâmica. Outra novidade é a inclusão dos retrorrefletores na parte inferior do para-choque traseiro, item inédito no Gol e no Voyage. Falando especificamente do Novo Voyage, o sedã passa a ser equipado com lanterna dupla, parte fixada na tampa traseira, parte localizada na lateral da carroceria.

Motores 1.0 TEC e 1.6 VHT

Os dois modelos estreiam a nova geração de motores 1.0, da família EA111, que ganha a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e redução de emissões de CO2, garantindo excelente performance.

O motor TEC foi desenvolvido inicialmente como um dos principais recursos do Gol com o pacote BlueMotion Technology e tem o benefício de economia de combustível que chega a até 4%, em relação ao motor 1.0l VHT. Abastecido com etanol (E100), a potência é de 76 cv a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm.

Já o 1.6l EA111 VHT, também disponível para as versões topo de linha do Novo Gol e do Novo Voyage, recebe ações de redução de atrito. Assim como no motor TEC, os retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim, também contribuem para a redução de atrito, mantendo a vedação à passagem de óleo. Esta redução de atrito proporciona menor consumo de combustível. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l EA111 VHT é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.

Modelos ganham novos itens de série

O Novo Gol e o Novo Voyage passam a trazer, entre outros equipamentos, itens de série muito valorizados pelos consumidores. Desde a versão de entrada com os motores 1.0 e 1.6 até às configurações topo de linha (Gol Power e Voyage Comfortline), fazem parte da lista de série itens como vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Novo Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador.

Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas. As saídas de ar têm regulagem milimétrica e contam com um aro cromado central, típico em veículos de alto padrão. O instrumento combinado ganhou iluminação de LEDs em branco. Toda a iluminação do console passa a ser em vermelho, inclusive o visor (display) central.

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