Cinema

Novo Fiat Punto: Hatchback ganha bigodinho e muda para melhor

O carro evoluiu, principalmente nas questões tecnológicas, no acabamento interno e nos motores

Quando foi lançado no Brasil, em 2007, não demorou para que o Fiat Punto, um hatchback compacto Premium, caísse no gosto dos brasileiros. Afinal, era um dos carros mais bonitos oferecidos no mercado nacional, nas mais diferentes categorias. Cinco anos se passaram e o Punto precisava mudar. Mas como deixar mais bonito um carro belo por natureza? Difícil? Bastante. Tanto que a versão 2013, apresentada à imprensa neste final de semana, em São Paulo, não chega a ser uma unanimidade como foi o modelo estreante.

Assim como outros carros da marca, ele ganhou o bigodinho na grade dianteira e um novo para-choques. Porém, são de gostos de discutíveis, que deixam para trás a limpeza nas formas que marcavam o Punto. Mesmo assim, há que se destacar que o carro evoluiu, principalmente nas questões tecnológicas, no acabamento interno e nos motores.

Nunca é demais frisar que o Punto é um carro marcado pela esportividade, tecnologia, sofisticação e segurança. Tanto que nesses cinco anos de vida, ele foi incorporando diversas inovações, como o Blue&Me, que modificou a forma de comunicação e entretenimento nos automóveis. Também foi com ele que a Fiat lançou o conceito HSD High Safety Drive (air bag duplo + freios ABS), o que tornou bastante acessíveis esses dois itens importantíssimos para a segurança do consumidor. As principais mudanças privilegiam suas extremidades, que receberam novo desenho em ambos os para-choques (que variam de acordo com cada versão), e novos blocos óticos e lanternas com LED.

Há quatro opções de motorização (o moderno motor Fire EVO 1.4, 1.6 16V E.torQ, 1.8 16V E.torQ e 1.4 16V Turbo) com opções de câmbio manual e automatizado, o Dualogic Plus, que apresenta melhoras consideráveis em relação ao que era oferecido anteriormente.

Durante o lançamento, o Farol Autos teve contato com um modelo com motor 1.6 e câmbio Dualogic. Durante os 40 quilômetros por ruas e avenidas de São Paulo, deu para perceber que os inconvenientes trancos e demora das trocas comuns no modelo anterior ficaram para trás. O Dualogic Plus realmente evoluiu a ponto de ficar em condições de igualdade com câmbios automáticos, em que as marchas entram nas horas certas, respondendo mais rapidamente aos comandos a partir do pé no acelerador.

Interior remodelado

O interior ficou mais bonito, luxuoso e rico em detalhes e sofisticação. Os painéis foram redesenhados e têm revestimento, texturas, tecidos e cores que caracterizam cada versão: Attractive 1.4 (Azul Folkstone), Essence 1.6 (Cinza Stell), Essence 1.6 com Kit Emotion (Bege Silver Birch), Sporting 1.8 (Nero Carbon) e T-Jet (varia conforme a cor externa).

Nos quadros de instrumentos as novas serigrafias variam de acordo com as versões, e são exclusivas para cada uma. O check de ponteiros dos marcadores (velocidade e conta-giros) também é novidade. A iluminação do quadro de instrumentos acende e se apaga gradativamente, acompanhando o movimento dos ponteiros.

O Novo Punto conta com uma nova iluminação branca para os comandos internos – quadro de instrumentos, comandos elétricos de acionamento dos vidros, rádio. Ele também traz uma guia de luz no painel e nas maçanetas das portas com efeito Night Design (exceto para versão Attractive).

O consumidor poderá equipá-lo com o bem-sucedido teto solar panorâmico Skydome. Formado por duas lâminas de vidro, ele ocupa cerca de 70% da área do teto. Feito com vidro temperado escurecido, com espessura de 4 milímetros, ele funciona como uma barreira eficiente contra o calor.

Quatro opções de motores e dois tipos de câmbios

Fire Evo 1.4 Flex – equipa a versão Attractive. Ele tem 85 cv de potência a 5.750 rpm e torque máximo de 12,4 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com gasolina; e 88 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com etanol. Seu projeto moderno incorpora o comando de válvulas CVCP – Continuously Variable Cam Phaser, ou comando com fase continuamente variável.

1.6 16V E.torQ Flex – equipa a versão Essence, tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Funcionando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.

E.torQ 1.8 16V Flex – equipa a versão Sporting, que desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) também é atingido a 4.500 rpm.

1.4 16V Turbo – equipa o T-Jet, com 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque, encontrados já a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm. Ele traz o premiado conceito "downsizing", no qual motores mais compactos, com menor capacidade cúbica, atingem altos desempenhos, com mais economia de combustível. É capaz de levar o Punto a velocidade máxima de 203 km/h.

Avanços tecnológicos

– sistema de segurança ESS (sinalizador de frenagem de emergência),

– iluminação de luzes de posição na lanterna por LEDs,

– Blue&Me com eco:Drive,

– novo câmbio Dualogic® Plus com a possibilidade de mudanças de marchas por borboletas posicionadas no volante

– HSD (High Safety Drive), de série em todas as versões

– Seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia), que permite ao motorista escolher o modo de condução, na versão T-Jet

Tabela de Preços

Attactive – R$ 38.570

Essence – R$ 41.750

Essence Dualogic – R$ 44.140

Sporting – R$ 46.409

Sporting Dualogic – R$ 48.770

T-Jet – R$ 55.740

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