O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana uma versão FreeStyle, 4WD, que traz um sistema de tração nas quatro rodas de última geração, e um novo câmbio manual de seis marchas. Este modelo, que chegou ao mercado em janeiro, sai por R$ 66.090.
Não há dúvidas que o visual implantado nessa renovação do carro, baseado no compacto Fiesta, é o que mais chama a atenção dos consumidores. Passa a impressão de robustez com linhas modernas e bastante atraentes. Mas ele, mesmo na versão 4×4, fica longe de ser um todo terreno, como se quer vender.
O EcoSport é muito bem acabado, dotado de bons equipamentos incorporados, se impõe e torna-se bastante interessante para enfrentar nossas ruas esburacadas, ainda mais porque – como SUV que se apresenta – é mais alto e garante ótima visibilidade. O desempenho do motor motor Duratec 2.0 16V Flex também se torna satisfatório, com bastante agilidade. Acaba sendo um pouco beberrão, mas nada que seja assustador. Faz em torno de 6 km/l de etanol no tráfego urbano, por exemplo. O desempenho é garantido pelos 140,5 cv a 6.250 rpm (gasolina) ou 146,9 cv a 6.250 rpm (etanol)
O Novo EcoSport 4WD tem ainda como exclusividade o controle inteligente de torque, que aumenta a capacidade off-road e o prazer de dirigir. O controle de torque inteligente atua de modo permanente. O seu diferencial eletrônico garante transferência de torque a todo momento entre as rodas traseiras e dianteiras, para atender a demanda do veículo em cada condição de uso, seja com pista molhada, lama, terrenos acidentados ou em curvas.
Uma tecla (4WD) no painel permite ao motorista intervir com o sistema inteligente de transferência de torque, aumentando a força e tração nas rodas traseiras para enfrentar condições de terreno mais severas. Diversos sistemas eletrônicos estão presentes no 4WD, entre eles direção elétrica, freios ABS e o sistema AdvanceTrac com controle de estabilidade e tração.
Esse sistema integra os elementos mecânicos, que se destacam pela confiabilidade e alto nível de dirigibilidade e segurança, com o controle dinâmico de torque dianteiro e traseiro em todas as rodas.
Outra inovação do modelo 4WD é a transmissão manual com seis marchas escalonadas para maior economia de combustível. Na prática, um pouco de dificuldade para engatar a primeira nas saídas. Por serem bastante próximas, a alavanca insiste em ir para a terceira, gerando uma frustração e até uma sensação de insegurança, nos momentos em que você precisa de força para sair. Depois de algum tempo, entendendo o carro, começa a acertar a marcha.
Um detalhe não passou despercebido e gerou preocupação durante a avaliação. Com cinco adultos a bordo, à noite e com chuva, houve certa dificuldade para conseguir desembaçar o vidro dianteiro. Mesmo com ar condicionado acionado, apontando para o párabrisa, primeiro quente, depois frio, ele insistia em permanecer embaçado, dificultando a visibilidade. Foram necessários vários minutos até se chegar a uma situação satisfatória, mas mesmo assim apenas depois de tentativas diversas, como até abrir os vidros laterais e se expor a chuva.
Por outro lado, o EcoSport apresenta o SYNC, um sistema de conectividade com comandos de voz, que inclui rádio AM/FM, tocador de CD/MP3, entrada USB, conectividade para iPod, conexão Bluetooth, entrada auxiliar e tela de LCD de 3,5 polegadas. O SYNC criou o padrão para um futuro conectado, ativado por voz. Ele ajuda o motorista a manter as mãos no volante e os olhos na pista enquanto escolhe sua música favorita ou faz chamadas no celular.
O Novo EcoSport vem equipado de série com direção elétrica, vidros e espelhos elétricos, travas elétricas com controle remoto, imobilizador antifurto, sistema SYNC, Econometer e também oferece a opção de equipamentos como sistema de entrada e partida sem chave, faróis com acendimento automático, limpadores do para-brisa com sensores de chuva e computador de bordo.
Além disso, conta com diversos recursos de assistência ao motorista, incluindo freios ABS de série e opcionais como controle eletrônico de estabilidade, assistência de partida em rampa e sensores traseiros de estacionamento. O veículo oferece também um conjunto avançado de equipamentos de segurança ativa e passiva para prevenir acidentes e proteger os passageiros, incluindo airbags duplos para o motorista e o passageiro de série e a opção de airbags de cortina. Barras laterais na carroceria reforçam a proteção da região pélvica contra impactos, junto com os acabamentos das portas feitos com materiais de absorção de impacto para proteção da região torácica e abdominal.