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AVALIAÇÃO – Chevrolet Ônix oferece câmbio automático de verdade

Até não muito tempo atrás, carro com câmbio automático era privilégio de poucos. Com custo de produção mais alto, equipava apenas modelos de médio para cima.

 Ainda assim, não traziam um bom desenvolvimento tecnológico, o que gerava maior consumo de combustível em relação a câmbios mecânicos e dificuldades nas trocas de marchas. Mas o mundo evoluiu e o consumidor também. Os fabricantes brasileiros correram atrás e passaram a oferecer, cada dia mais, opções que chegam agora ao mercado de compactos.

O Chevrolet Onix sai na frente com o lançamento da versão equipada com o excelente câmbio GF6 – 2ª geração com Active Select, similar ao já utilizado em outros modelos que contam com motorização 1.8, como o Cruze e o Cobalt. A grande sacada, porém, foi colocar esse câmbio de seis marchas em um carro com motor 1.4. O GuarulhosWeb avaliou um modelo LTZ, top de linha, durante dez dias e teve a oportunidade de perceber que a evolução chegou a quem se dispõe a gastar pouco mais de R$ 40 mil com um veículo 0km.

A versão LT com motor 1.4 e câmbio automático parte de R$ 43.390. Já a avaliada, LTZ, bem completa, sai por R$ 47.190. Há modelos compactos por preços menores, é verdade, mas nenhum com câmbio automático de verdade. São automatizados, um sistema que dispensa a embreagem, faz as trocas de marchas sozinho, porém sem o mesmo conforto e com as mesmas respostas do automático.

No caso do AT6 do Ônix, o câmbio responde de uma forma bastante prazerosa. As trocas são rápidas, suaves e, raramente, deixam o carro acelerar além do necessário. O resultado pode ser visto no consumo de combustível, que fica próximo da versão mecânica do próprio Onix. Durante a avaliação, na cidade, ficou na casa dos 9km/l de gasolina. Na estrada, esticando um pouco mais, chegou perto dos 12 km/l.

Números oficiais da Chevrolet apontam que o Onix AT6 entrega 106 cavalos quando abastecido com etanol e 98 cavalos com uso de gasolina, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e de 13,0 kgfm quando alimentado a gasolina, com a mesma rotação.

O Onix 2014 com transmissão automática movido a etanol acelera de 0 a 100 km/h em 12s0 e, em 12s7, quando movido a gasolina. A velocidade máxima do Onix com os dois combustíveis é de 171 km/h.

 

O que o Onix AT6 oferece

O veículo é equipado ainda com controle automático de velocidade no volante, além de oferecer uma nova tonalidade de acabamento externo, a Azul Sky. Outras novidades ficam por conta do volante em couro e do acionamento automático da abertura da portinhola do combustível e do porta-malas de dentro do veículo. Antes, esse dispositivo estava apenas na chave.

A versão LTZ traz ainda alguns diferenciais que melhoram o conforto e o prazer de dirigir.Vem com acionamento elétrico das travas das portas, acionamento elétrico dos vidros, alarme anti-furto, antena, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bi-partido (60/40), chave do tipo canivete com fechamento de portas e vidros, controle de luminosidade do painel de instrumentos e controles de ventilação cromados.

Conta também com direção hidráulica, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, maçanetas das portas na cor do veículo, moldura da grade do radiador e das saídas de ar cromadas, painel das portas com acabamento em tecido, parachoques na cor preta, protetor de carter, puxadores internos das portas cromados, e volante com regulagem de altura e acabamento de pintura metalizada.

Temn ainda faróis dianteiros com máscara negra e lente decorativa Ice Blue, lanternas traseiras com lentes escurecidas e saia lateral com acabamento em preto, pneus 185/70 R15, ar-condicionado de série, computador de bordo, conexão Bluetooth para celulares, conjunto de alto-falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), entrada USB, espelhos retrovisores com controle elétrico, faróis de neblina, rodas de alumínio com acabamento diamantado e sistema multimídia MyLynk.

 

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