Versão esportiva do A3 Sedan, o S3 Sedan, tem motor de dupla injeção com 280 cv e câmbio de dupla embreagem. Preço será de R$ 207.980,00.
Com motor 2.0 Turbo FSI, câmbio S tronic de dupla embreagem e tração integral permanente quattro, o Audi S3 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e alcança velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. Esses números que impressionam estarão a disposição na concessionárias da marca a partir de 20 de agosto.
Identificado pelo visual exclusivo dos modelos S, o S3 Sedan apresenta detalhes especiais no exterior e acabamento diferenciado na área interna, que dão ao carro uma personalidade própria, que reforçam o temperamento que o modelo demonstra na pista. Além das características mais esportivas, não tem como não notar também seus 8 logos “S3” que se destacam na grade da frente, na tampa traseira, na soleira das portas dianteiras, no volante, no contagiros do painel e nos assentos dianteiros.
Segundo a Audi informa, uma das características do 2.0 Turbo FSI é sua sonoridade, que intensifica a experiência ao volante do carro. Quando o S3 Sedan é conduzido de forma esportiva, o motor responde com maior agilidade ao comando do acelerador, promovendo automaticamente breves aceleradas durante as trocas de marchas, que permitem criar um efeito sonoro diferenciado e esportivo. Além disso, os flaps, que controlam o som no sistema de escapamento, abrem em alta rotação e amplificam ainda mais o nível de ruído no interior do veículo, passando a sensação de esportividade extrema.
O novo Audi S3 Sedan traz de série o sistema Audi Drive Select, que controla o funcionamento do acelerador, da direção assistida e do câmbio S tronic. O motorista pode optar entre os modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual ao toque de um botão. O modo individual permite ao motorista especificar seu próprio perfil, com suas regulagens preferidas.
O esportivo é equipado com o dinâmico câmbio automático S tronic de dupla embreagem. Para garantir o máximo desempenho nas arrancadas, as marchas mais baixas são pouco distanciadas. Ao mesmo tempo, as relações das marchas mais altas reduzem a rotação do motor e, consequentemente, o consumo de combustível. O motorista pode utilizar o rapidíssimo câmbio S Tronic, realizando trocas suaves e quase imperceptíveis no sistema automático ou mecânico, por meio dos shift paddles junto ao volante.
O sistema Launch Control permite arrancadas radicais, transmitindo a força do motor para a pista com o máximo de intensidade. Outro diferencial é a utilização do modo “efficiency” do Audi Drive Select nas desacelerações. Ele desacopla as duas embreagens, deixando o carro rolar livremente quando o motorista tira o pé do acelerador. Como em todos os demais veículos da linha, o S3 Sedan conta também com o sistema de recuperação KERS, que transforma a energia cinética em elétrica quando você tira o pé do acelerador, aumentando ainda mais o rendimento do combustível.
O sistema quattro de tração integral permanente garante ao Audi S3 Sedan uma vantagem decisiva relativamente à tração, dinâmica e estabilidade. O centro deste sistema é uma embreagem multidiscos controlada eletronicamente. Compacta e leve, ela distribui a força disponível, enviando a maior parte para as rodas dianteiras – caso elas percam tração, porém, o torque é redirecionado sem interrupção para as rodas de trás.
O novo Audi S3 Sedan vem de série com rodas de 18 polegadas de diâmetro e 8 polegadas de largura, com cinco raios duplos no design. A tecnologia de conformação por fluxo permite que elas sejam extremamente leves. O aro é moldado sob alta pressão e alta temperatura, processo que fortalece o material, permitindo usar paredes mais finas. Pneus 225/40 R18 são standard.
Os discos de freios dianteiros têm 340 milímetros de diâmetro. As pinças trazem o logotipo S3. A última geração do sistema de controle de estabilidade ESC intervém, quando necessário, de forma esportiva e sensível.
O destacado dinamismo do Audi S3 Sedan também é fruto de sua construção leve, uma das grandes qualidades da Audi. Aços de ultra e alta resistência são usados em várias áreas da célula de passageiros e o capô do motor é feito de alumínio.
Interior
O Audi S3 Sedan apresenta um interior totalmente preto, com insertos de série em alumínio escovado fosco e controles com acabamento em alumínio brilhante. Como em todos os Audi, a operação é simples e a qualidade, sem concessões. O compartimento de bagagem comporta 390 litros.
Uma grande atenção aos detalhes mostra a personalidade dinâmica do sedã. Os mostradores dos instrumentos têm acabamento especial "S" em cinza escuro metálico. Os números e ponteiros são brancos. O contagiros apresenta um logotipo S3 tridimensional, juntamente com o mostrador de pressão do turbo. O sistema colorido de informações ao condutor, com cronômetro incluído, é equipamento de série. O monitor retrátil motorizado se eleva para mostrar a tela especial do S3.
Também é equipamento de série do Audi S3 Sedan o volante esportivo com forração em couro e o distintivo S3. Outros itens específicos dos modelos S são os pedais e apoio de pé em aço inoxidável escovado. As soleiras das portas de alumínio com logotipo S3 redondo complementam o exclusivo e refinado pacote.
Os assentos esportivos dianteiros proporcionam ótimo apoio e segurança nas curvas. As almofadas dos assentos podem ser esticadas e logos S3 são incrustados nos encostos. As laterais são cobertas de couro Napa Fina. Costuras contrastantes criam um toque adicional.
A relação de equipamentos de série do S3 Sedan inclui também o teto solar panorâmico elétrico, alarme antifurto, ar-condicionado automático de duas zonas, faróis xenon plus e o pacote de acabamento dos compartimentos de bagagem e porta-objetos. Outro item importante é o sistema MMI navigation plus com tela MMI touch. O sistema Bang & Olufsen garante a máxima qualidade de reprodução sonora contando com 13 auto-falantes e 1 subwoofer que são alimentados por uma unidade de comando (amplificador) de 15 canais, produzindo uma potência total de 705 watts.